#MayThe4thBeWithYou: Cinco games de Star Wars que todo fã deveria conhecer
Star Wars comemora mais um dia especial hoje. Com o famoso 4 de maio, que rende o dia “May the 4th with you”, hoje é o dia em que fãs da franquia, em todo o mundo, celebrem seus filmes, personagens e momentos preferidos de uma franquia que nasceu como aposta, mas hoje é um dos principais nomes do entretenimento.
E, como não poderia ser diferente, o mundo dos games também contam com diversos jogos da franquia, para todos os gostos e com estilos variados. Assim, para celebrar mais um quatro de maio, vamos conferir juntos cinco games sobre Star Wars que todo fã deveria conhecer, e jogar ao menos uma vez.
Não são os “cinco melhores” games da franquia, e nem uma lista buscando apresentar os games apenas pela qualidade. Mas sim cinco opções de games, de estilos variados, que podem ser muito conhecidos pelos fãs ou não, mas que foram responsáveis por manter o legado de Star Wars vivo por todas estas décadas.
Star Wars: The Empire Strikes Back – O primeiro jogo
Tudo tem um começo e com Star Wars a estreia nos games foi colocando o jogador no comando de um caça rebelde, em uma caça a AT-ATs. O game, de 1982, foi publicado pela Parker Brothers, a mesma empresa dona do Monopoly, antes de ser adquiria pela Hasbro. O jogo, que saiu para o Atari 2600 e Intellivision, é bem simples, mas já conseguia levar a ação dos combates espaciais para o videogame.
Como estamos falando do início dos anos 80, esqueça qualquer profundidade na trama ou coisa assim. Aqui, o negócio é sobreviver ao maior número de AT-ATs possíveis, para ostentar entre os amigos que você era o melhor piloto rebelde do bairro. O game já mostrava o que os fãs da franquia poderiam encontrar nos próximos anos.
Star Wars: Dark Forces – O Doom Wars
O universo de Star Wars é tão amplo, que sempre houve diversas possibilidades de expandir seu mundo, o que inclui os games. Há jogos com os personagens da série em diversos momentos da história, que rendem também muitos estilos diferentes de gameplay.
O que nos leva a 1995, época na qual Doom já existia e se tornaria um dos games mais influentes da história. A influência foi tanta, que Star Wars ganhou um Doom para chamar de seu. Trata-se de Dark Forces, um game que, assim como seu “colega do inferno”, também oferecia ação em primeira pessoa em cenários de labirinto.
Mas, para não ser uma mera cópia, o game trouxe novidades para o gênero, como a possibilidade de olhar para o seu redor, abaixar e pular. O game inovou em vários pontos, o que inclui também novos personagens, uma nova história, e uma ação frenética, que faria qualquer fã de shooter, apreciador de Star Wars ou não, curtir o game.
Super Star Wars – A trilogia do Super Nintendo
O legado de Star Wars aconteceu em paralelo com a história dos videogames. Assim, os games da franquia passaram por diversos sistemas e estilos populares de várias eras. O que se inclui, claro, os jogos de plataforma, um dos gêneros mais populares do início dos anos 90. E, com a chegada do Super Nintendo, com sua riqueza de efeitos especiais, Luke Skywalker e sua turma aproveitaram para estrelar, novamente, a trilogia oficial no 16-bits da Nintendo.
Na sua essência, são games de plataforma, mas o jogador também era brindado com fases especiais, no qual o gameplay mudava um pouco, permitindo dirigir um Speeder ou pilotar um X-Wing. E, para não deixar o game repetitivo, vários personagens, com características únicas, participavam das fases.
Lego Star Wars: The Complete Saga – A galáxia de blocos
Apesar de ter o foco nas crianças, os jogos LEGO sabiamente atraem os fãs de diversas franquias graças a muitas referências e piadas sobre os universos representados. Com Star Wars não é diferente, com os jogos da série LEGO conseguindo, com seus bloquinhos, reconstruir cenários, personagens e momentos dos filmes.
Este game, em especial, leva o jogador para os eventos dos seis primeiros filmes da franquia, revivendo desde as primeiras aventuras de Anakin Skywalker, até a destruição da segunda Estrela da Morte. Tudo isso com a possibilidade de se controlar 50 personagens, cada um com habilidades únicas.
Knights of the Old Republic – A melhor história
A BioWare, antes de Mass Effect, entregou uma das melhores narrativas sobre Star Wars em todos os tempos, em todas as mídias. O game, também conhecido pela sigla KOTOR, se passa em um tempo milhares de anos antes dos filmes, apresentando o universo da franquia de uma forma totalmente nova. O game, que foi lançado em 2003 para Xbox e Windows, também teve uma versão para Mac, feita pela Aspyr.
É possível explorar uma galáxia repleta de Jedi, além de conhecer mais sobre os antigos Sith e até descobrir coisas que influenciam de forma direta nos filmes e séries da franquia. Personagens inesquecíveis são apresentados à trama, enquanto suas histórias são desenroladas.
A liberdade do game, assim como a sua riqueza em detalhes do Universo, como também seus ricos personagens e momentos únicos fazem de Knights of the Old Republic não apenas um dos melhores games de Star Wars já feitos, mas sim o jogo definitivo da franquia. A benção é que, atualmente, o game está disponível para mais sistemas do que os originais.
Qual é o seu game de Star Wars preferido?
Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante, inúmeros games sobre o rico universo de Star Wars fizeram a alegria de muitos fãs. E todo mundo tem o seu game preferido. Sei que nesta lista faltaram muitos nomes de games queridos pelos jogadores: a série Rogue Squadron, o divertido Republic Commando, o recente Jedi: Fallen Order e até games mais obscuros, como o jogo de luta Masters of Teräs Käsai ou o jogo baseado nas corridas do Episódio I, o Racer.
Mas uma coisa é certa: independente do seu estilo preferido de jogo, com certeza, se você é fã de Star Wars, você tem o seu game preferido, ou mesmo abriu sua mente para experimentar outros gêneros, apenas para conferir mais deste rico universo. Por isso, conte para nós qual é o seu jogo preferido, e que a Força continue com você!