Cine Arkade: A importância do Oscar para o cinema
Estando tão perto do Oscar decidimos focar a Cine Arkade desta semana na famosa premiação e ponderar sobre o verdadeiro valor dela para a indústria do cinema.
Neste domingo, a maior premiação da indústria cinematográfica irá acontecer e reunirá os atores, diretores, roteiristas e todos aqueles que se envolveram nas maiores produções do ano para celebrar e premiar os melhores filmes que foi produzido no ano passado.
Querendo ou não, o Oscar tem um valor bem mais significativo para o público que segue o cinema do que as outras formas de entretenimento. Os fãs de música sabem quanto que a premiação do Grammy pode errar em suas escolhas e boa parte do público sabe qual é o alvo.
E no final isto não afeta a preferência musical daquela pessoa, sendo que ela vai continuar escutando sua banda favorita independente se ela ganhou um prêmio ou não, e esta mesma pessoa não irá escutar uma banda nova só porque ganhou o Grammy. O ato de indicar um banda para alguém leva outras circunstâncias do que uma premiação, valendo mais para o gosto pessoal do que a qualidade técnica de um músico.
Videogames também não recebem o mesmo impacto que os filmes no quesito premiações porque um dos vários motivos que fazem um jogo ser grande é a sua nota em uma crítica, funcionando como uma extensão do quanto que aquele jogo irá vender e, que por sua vez, mostrará o sucesso em relação ao número de pessoas que estão jogando. Lembrando que não é a única medida, com certos jogos atingindo o sucesso mesmo com uma nota baixa em agregadores de análises, ou jogos que conseguem ter uma imensa comunidade que a sustenta, independente das críticas.
Além do fato que, no caso dos videogames, ainda estamos batalhando para ter uma premiação que funcione como um “Oscar dos Videogames”, sendo que o mais próximo foi o The Game Awards pela pompa e garbosidade similar a uma premiação gigantesca da indústria cinematográfica.
Algo similar é visto no Emmy, com as emissoras que recepcionam estas séries de TV se preocupando mais com o ibope e número de pessoas que estão assistindo naquele momento do que com uma premiação escolhendo as melhores séries de drama, comédia e o restante das produções televisivas. Claro que neste caso, também temos o outro lado da moeda, com os criadores da série se importando profundamente se o seu trabalho será prestigiado no Emmy.
O Oscar, no entanto, trabalha em um modus operandi diferente: o que faz o Oscar ser tão importante é que para muitos ele acaba se tornando um guia de filmes que “você precisa assistir”. Se não acredita em mim, faça um teste com todos os seus amigos que acompanham cinema e entretenimento, e eu tenho certeza que todos eles estão correndo atrás para assistir todos os filmes que foram indicados pelo Oscar antes que a premiação ocorra, e assim ficar por dentro das discussões sobre aquele filme que não recebeu o prêmio ou daquele que foi injustiçado.
E por ultimo temos o Oscar servindo como uma marca especial para futuros filmes, o ator/diretor/roteirista “vencedor do Oscar” sempre irá carregar esta marca como um símbolo de que a pessoa atingiu a glória máxima da indústria, e isto quer dizer que ela pode acertar novamente em seu próximo filme.
As comparações entre estas quatro formas de entretenimento – videogames, música, televisão e filmes – são levadas pela forma que cada uma se desenvolveu em nossa cultura, além do quão expressiva uma mídia é ao se apresentar artisticamente, levando em conta todos os obstáculos que ela tem individualmente.
Todas estas premiações não funcionam como o grande problema existente no entretenimento, e sim como uma conclusão de tudo que aconteceu naquele ano. E por isso é extremamente importante entender uma crítica sobre o Oscar por ele representar uma parte imensa do cinema como um todo.
Entre as maiores críticas em torno do Oscar, temos a falta de cineastas e atores negros, fazendo de 2015 um dos anos “mais brancos” pelos inúmeros atores e diretores caucasianos, e isso mesmo com um filme tão estelar quanto Selma recebendo somente duas indicações, de Melhor Filme e Música Original.
E o mesmo vale para o lado feminino da moeda, com a maioria dos papéis coadjuvantes de personagens femininas sendo levadas com pouca personalidade, seguindo arquétipos e estereótipos familiares ou do próprio cineasta perdendo a oportunidade de criar uma personagem digna.
No entanto, o Oscar de 2015 não é só uma massa de erros retratados em nossa sociedade, existem alguns pontos positivos nos filmes que estão sendo indicados.
O Jogo da Imitação aprofunda em um tema polêmico sobre homossexuais de uma forma contundente e merecedora; Whiplash: Em Busca da Perfeição continua levantando críticas a respeito do sacrifício para atingir o sucesso enquanto a paixão e a obsessão se tornam sentimentos tão parecidos; e Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) desenvolveu uma história intensa que separa o nosso protagonista em duas pessoas, aquele que almeja a arte existente na atuação e faz de tudo para valorizá-la e o outro ser que pensa em todo o glamour, dinheiro e fama existente em filmes “banais” que só almejam entreter a massa e mais nada.
E levantando um adendo como um fã, é claro que fico indignado que Garota Exemplar recebeu um número tão pequeno de indicações, O Abutre foi quase esquecido pela Academia se não fosse pela sua indicação em Roteiro Original, e particularmente não acho que Boyhood mereça ser tão aclamado pelo seu estilo de direção, sendo que é um dos únicos elementos que consegue deixá-lo único em comparação aos outros filmes e mesmo assim tenho uma preferência no pseudo-plano sequência desenvolvido por Iñárritu em Birdman do que os doze anos de gravação produzidos por Linklater em Boyhood.
No final o Oscar é mais uma premiação que pode ser utilizada para vermos todos os problemas inerentes na indústria e prever qual será o próximo passo que o cinema dará com todos os filmes que serão lançados em 2015.
Nos resta torcer para que mais filmes de qualidade sejam lançados neste ano e que os maiores problemas sociais sejam resolvidos, dentro e fora do cinema.
E aí, qual o seu palpite para Melhor Filme na premiação de amanhã? Deixe sua resposta nos comentários!