Cine Arkade: As influências do cinema em Metal Gear Solid
Para celebrar o lançamento de um jogos mais esperados do ano, produzimos uma Cine Arkade especial que irá se aprofundar nos diversos filmes que Hideo Kojima utilizou como inspiração para a criação da épica franquia Metal Gear Solid.
Dia 1 de setembro marcou o lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, apresentando o jogo que irá amarrar a franquia de Metal Gear como um todo e também servindo como o presente de despedida do visionário diretor por trás de tudo isso, Hideo Kojima, considerando que, após muitas tretas, ele não está mais trabalhando para a Konami e o futuro da série está nas mãos da empresa.
The Phantom Pain também representa o que Metal Gear Solid sempre incentivou na indústria dos videogames, funcionando como uma série que é bastante próxima de seu criador, que amadureceu ao lado dela nesses últimos 28 anos. O que Hideo Kojima consumia de cultura, entretenimento e arte ia de alguma forma para algum jogo da série, direta ou indiretamente.
Por isso a franquia como um todo se torna uma obra de arte como poucas em nossa sociedade, conseguindo manter não só uma história interessante que se expande durante décadas, mas também como um jogo que abriu espaço para que as influências do cinema possam adentrar no círculo dos videogames.
Nesta Cine Arkade irei mencionar alguns dos filmes que Hideo Kojima não só usou como influência para Metal Gear Solid, mas que também são os filmes favoritos desta lenda do mundo dos games. E são todos ótimos filmes, então fica a dica de cinema, independente se você curte a saga MGS ou não.
Para começar temos influências visuais e nos temas dos jogos que fazem parte da franquia. É impossível não sentir a vibe de 007 na abertura de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, com a música e o estilo de edição que se mantém como marca registrada tanto de Hideo Kojima quanto dos filmes baseados nos livros de Ian Fleming.
A música Snake Eater, aliás, é sensacional, relembre abaixo:
Já em 2009, Kojima fez uma parceria com a empresa de locação de filmes japonesa, Tatsutaya, e revelou quinze filmes que influenciaram Metal Gear Solid como um todo.
Na lista temos filmes como Apocalypse Now, que foi referenciado em diversas cenas na série; 2001: Uma Odisseia no Espaço que aproximou temas filosóficos em sua franquia; Nascido para Matar que mostrou as consequências fatais da guerra; O Planeta dos Macacos que iniciou o tema anti-guerra que Kojima tanto expressa em seus jogos; e até Filhos da Esperança que serviu de influência para o estilo de direção de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots.
Já em 2014, Kojima concedeu uma entrevista ao IGN e falou um pouco sobre seus cinco filmes favoritos. Confira quais são estes filmes, devidamente acompanhados de comentários do próprio Kojima que explicam o motivo daquele filme estar em sua lista:
Blade Runner (1982) – Dir. Ridley Scott
“Blade Runner cria um mundo único onde todas as culturas se uniram e não resulta em decadência. Não cria algo apocalíptico, mas sim cheio de vida. E ver todas essas culturas misturadas foi um choque para mim.”
Mad Max 2 (1981) – Dir. George Miller
“Uma das coisas que eu mais dou valor neste filme são os personagens. Como cada personagem consegue se manter sozinho com sua própria individualidade, cada personagem tem uma personalidade forte e isto é algo que eu aprecio muito.”
High and Low (1963) – Dir. Akira Kurosawa
“Eu levo este filmes como um dos meus favoritos porque no Japão, até aquele ponto na sociedade, não tinha uma penalidade mais pesada para sequestro. E Akira com a sua obra, trouxe atenção para o público e a lei acabou mudando por causa dela. Eu fiquei impressionado, porque Akira Kurosawa mudou a sociedade como um todo. É um filme bastante poderoso.”
Taxi Driver (1976) – Dir. Martin Scorcese
“Em um certo ponto na minha vida eu pensei que estava adoecido porque me sentia solitário mesmo se tivesse muitas pessoas em minha volta, e eu fui assistir esse filme e pensei ‘americanos sempre parecem tão felizes e sorridentes o tempo todo mas até Robert De Niro se sente sozinho as vezes’. Isso foi um choque para mim na época, porque várias pessoas em todo planeta se sentem sozinhas e isto acabou me fazendo sentir menos solitário.”
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) – Dir. Stanley Kubrick
“Existe um monolito no filme e tem aqueles macacos que se juntam em volta dele e começam a se evoluir. Existe um Deus lá dentro que ajuda estes macacos a evoluírem. Kubrick era um perfeccionista e é sempre perfeito, não importa quantas vezes eu vejo esse filme. Eu somente assisto no cinema, porque voltando para a sala do cinema e assistindo de novo, você sente que está tocando o Deus dos criadores que, desta forma, é o monolito para mim.
Eu acho que para mim como um humano, ajuda a evoluir mais e me empurra para continuar evoluindo um pouco mais. Por causa disso tudo, 2001 é definitivamente o meu filme favorito.”
Agora que Hideo Kojima está “livre” de sua franquia, cabe somente a ele mesmo dar o próximo passo para o futuro. Sua paixão pelo cinema é evidente e não me surpreenderia se ele fosse para a indústria do cinema em vez de continuar nos videogames… ou mesmo trazer um projeto totalmente novo que continue com a essência que estamos familiarizados.
Mas o importante é que sua obra prima (feliz ou infelizmente) chegou ao fim, e seu legado é importantíssimo não só para os videogames, mas para a nossa sociedade como um todo.
E você, lembra de outras referências cinematográficas na saga Metal Gear Solid? O que achou da lista de filmes favoritos do Kojima? Deixe sua opinião nos comentários!