Clássicos – Captain Commando: um beat ‘em up com bebês, ninjas e múmias

4 de setembro de 2012

Clássicos - Captain Commando: um beat 'em up com bebês, ninjas e múmias

Os games estilo beat ‘em up dos anos 90 eram desenvolvidos por duas produtoras: a Capcom e o resto! A empresa ganhou muita experiência no lançamento de séries como Final Fight, o que fez com que ela praticamente dominasse os arcades da época. Em 1991, a empresa lançou Captain Commando, jogo que se tornou um clássico do gênero!

Como pouca gente se importa com a trama de um beat ‘em up e quer mesmo é sair na porrada, Captain Commando não tinha sequer uma desculpa para a pancadadaria: o game não mostrava cutscenes de pessoas sendo sequestradas para que o herói pudesse salvar (trama normal nos demais títulos da época), nem ameaças chegando à cidade para os heróis entrarem em ação.

Clássicos - Captain Commando: um beat 'em up com bebês, ninjas e múmias

O jogo simplesmente largava o jogador para lutar, sem se preocupar em introduzir praticamente nada! Simplicidade responsa, se considerarmos que o game possui um elenco dos mais curiosos.

O jogador podia escolher entre os membros das tropas Commando, o Captain Commando e seus três companheiros Mummy (uma múmia urbana armada com facas), Ninja e Baby Commando (um bebê montado em um pequeno mech de combate). Cada um contava com seu próprio leque de golpes, poderes e habilidades especiais.

Abaixo, uma imagem histórica deste inusitado grupo de heróis:

Clássicos - Captain Commando: um beat 'em up com bebês, ninjas e múmias

Essa caracterização dos personagens permitiu que a Capcom esbanjasse criatividade, com a própria história do Baby Commando: Hoover (nome japonês) é um bebê prodígio que luta em uma armadura especial que ele mesmo projetou, e apresar de ser um bebê, é o cérebro da equipe!

Se Final Fight buscava caracterizar os inimigos como pit boys para entrar no contexto da gangue Mad GearCaptain Commando (por não ter história) permitiu que a Capcom colocasse os mais variados tipos de inimigos no jogo. De alienígenas a eletricistas, diversidade foi a principal ideia para criar os oponentes.

Clássicos - Captain Commando: um beat 'em up com bebês, ninjas e múmias

Os gráficos do jogo eram iguais ao que se tinha na época, sem grandes inovações. A diferença, principalmente se compararmos com Final Fight, é que a câmera era mais afastada, permitindo que o jogador tivesse uma visão mais ampla dos arredores.

O áudio era um ponto que viajava por altos e baixos: ao mesmo tempo em que as músicas eram boas, as vozes eram muito estranhas, até mesmo se comparadas às dublagens de personagens de outros títulos da Capcom na época.

Clássicos - Captain Commando: um beat 'em up com bebês, ninjas e múmias

Muita gente lembra de clássicos como Golden Axe, Final Fight, Tartarugas NinjaCadillacs and Dinosaurs, mas jamais devemos esquecer de Captain Commando, afinal estes personagens que se tornaram tão queridos que até ganharam uma série em quadrinhos, e posteriormente integraram o elenco de outros games, como Marvel Vs. Capcom.

O gênero beat ‘em up perdeu um pouco de seu brilho no decorrer dos anos, mas foi nesta época – o início dos anos 90 – que ele mais brilhou, em casas de fliperama de todo o mundo. Captain Commando foi um dos games que contribuiu com a popularização deste gênero tão bacana.

http://youtu.be/68c0lqB-syg

Mesmo com seu descaso com a trama e seus personagens pra lá de estranhos, Captain Commando se tornou um marco na história da Capcom e uma prova de que uma boa equipe não é feita apenas de caras musculosos e mulheres com pouca roupa!

Mais do que isso, Captain Commando é garantia de diversão até hoje, especialmente no multiplayer com 4 jogadores simultâneos!

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