Clássicos – Panzer Dragoon (Saturn): voe em um dragão poligonal
Todo mundo sabe que dragões estão entre as criaturas mais famosas da mitologia e do imaginário geek. Então porque não unir o útil ao agradável e colocar o jogador montado em um dragão voador em um shooter psicodélico? Foi o que a Sega – e sua subsidiária Team Andromeda – fizeram com Panzer Dragoon, um clássico lançado em 1995 para o saudoso Sega Saturn.
Com gráficos poligonais que eram bem avançados para a época, a história de Panzer Dragoon se passava em um futuro distante, onde a humanidade começava a se reerguer após uma guerra contra suas próprias máquinas. Quando uma nação humana resolve oprimir as demais, você assume o papel de Keil, um revolucionário que parte para a guerra montado sobre as costas de um poderoso dragão voador equipado com uma bela armadura.
A jogabilidade segue o estilo dos shooters on rails, ou seja, você segue por caminhos pré-determinados, mas é livre para se movimentar e desviar dos disparos adversários. O principal desafio do game é que os ataques podiam vir de qualquer lado, mas o jogador podia podia girar em 360 graus para olhar ao redor.
Para se defender, o jogador contava com uma arma que disparava dois tipos de tiros: um rápido e direto, outro que precisava ser carregado, mas era teleguiado e acertava múltiplos alvos. O ataque especial – que era desferido pelo dragão – deveria ser guardado para os momentos críticos e as batalhas contra os chefes gigantes.
Posteriormente o game teve três sequências oficiais, sendo que a mais recente, Panzer Dragoon Orta, é de 2003 e foi lançada apenas para o primeiro modelo de Xbox. É engraçado reparar como títulos antigos influenciam games que hoje em dia são tidos como inovadores.
O estilo de jogo de Panzer Dragoon é praticamente idêntico ao do recente Child of Eden. Mais uma prova de que os clássicos não só são ótimos games, como também ditam as regras para as gerações futuras! Relembre um pouco do game no vídeo abaixo:
Vale lembrar que o criador da série Panzer Dragoon anunciou recentemente Crimson Dragon, um jogo para Kinect que segue o mesmo estilo deste clássico.
Este texto foi originalmente publicado na edição 28 da revista Arkade.