Clockwork Aquario, jogo cancelado dos anos 90, chega ao PS4 e Switch

21 de dezembro de 2021
Clockwork Aquario, jogo cancelado dos anos 90, chega ao PS4 e Switch

Por diversos fatores, games em desenvolvimento acabam sendo engavetados. Já falamos, em outras oportunidades, de Star Fox 2, que chegou ao Super Nintendo Classic mais de 20 anos depois de seu anúncio, ou de Aero the Acrobat, que ganharia um game para o primeiro Playstation, mas teve que ceder seu lugar para “um tal de” Crash Bandicoot.

Outro game que também não viu a luz do dia em sua época foi Clockwork Aquario. Um game desenvolvido em 1992, pela Westone Bit Entertainment, que desenvolvia na época a série Wonder Boy. Tratava-se de um game arcade colorido com sprites grandes, e trilha cativante, tal qual qualquer game de arcade daquela época.

O game foi finalizado em 1994, mas já naquela época o mundo dos games mudou. Em um intervalo de dois ou três anos, os games de duas dimensões, seja de ação, luta ou pancadaria, deram lugar para os games tridimensionais, especialmente os de corrida, luta e ação, que ofereciam uma experiência até então única, que transformou rapidamente os games de um ou dois anos de vida em “passado”.

Isso fez com que Clockwork Aquario fosse arquivado, pelo estúdio compreender que havia riscos financeiros em lançar um game que não seria tão atrativo quanto as máquinas tridimensionais que chamavam mais atenção nos arcades pelo mundo. Mas, no final de 2021, a Inin Games, editora que foca no mundo retrô, finalmente lançou um game perdido no tempo, por ter adquirido seus direitos.

A editora também adaptou o game, para torná-lo jogável no Playstation 4 e Nintendo Switch. Mas adaptações a parte, o game é o mesmo de quase trinta anos atrás. Trata-se de um game de plataforma de ação, com um de três personagens correndo por um mundo futurista, com peixes mecânicos e balões estranhos. É o típico game simples de se jogar, mas caótico em sua experiência, com cinco mundos e um chefão gigante te esperando no final de cada um deles.

Outro ajuste feito para o game ficar adequado aos nossos dias está na opção de dificuldade. Como agora não é mais necessário gastar fortuna em fichas, o game permite escolher a dificuldade, que não interfere no funcionamento do game em si, mas oferece mais créditos para quem tiver maiores dificuldades. Além da opção de pausa, que é inexistente em arcades.

A Inin Games segue ampliando seu portfólio de games retrô, que conta também com versões de games Bubble Bobble, Turrican, Gradius e o recém-lançado Wonder Boy: Asha in Monster World.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais