Como é que eu demorei tanto pra conhecer Hidden Folks?
Um belo dia, navegando pelos jogos da Apple Arcade, achei “um tal de” Hidden Folks. Jogo que ainda não sabia que tinha sido premiado pra caramba em 2017, incluindo uma nomeação para o TGA daquele ano, entre os melhores jogos móveis.
Mas me chamou a atenção pelo seu design minimalista, gráficos preto e branco e uma ideia simples, mas sempre viciante: procurar elementos perdidos em um cenário cheio de vida. Assim como o Wally, temos que olhar cenários cheios de elementos, para literalmente, achar as “agulhas do palheiro”.
Ou, ainda, participar de mini-games onde determinadas atitudes devem guiar os envolvidos no cenário para um objetivo, também interagindo com o grande e confuso propositalmente cenário, para avançar no game.
Hidden Folks conseguiu me cativar, em sua experiência única de busca e descoberta. Desenvolvido pela Adriaan de Jongh e Sylvain Tegroeg, este jogo para iOS (e também para Android, PC, Mac e Nintendo Switch) mergulha os jogadores em um mundo interativo repleto de ilustrações encantadoras e personagens adoráveis.
A premissa do jogo é simples: você deve encontrar pessoas e objetos escondidos em cenários vibrantes e cheios de vida. À primeira vista, pode parecer uma tarefa fácil, mas à medida que você explora os diferentes ambientes, descobrirá que há muito mais do que aparenta. Com cada nível apresentando uma nova cena para explorar, a sensação de que tudo vai se repetir é brilhantemente ignorado, já que os próximos desafios foram milimetricamente desenvolvidos para não dar o ar de “replay” de fase.
Outra coisa que me chamou muita atenção em Hidden Folks é o seu estilo de arte distintivo. Com ilustrações feitas à mão, o jogo ganha vida com seus desenhos detalhados e cheios de personalidade. Cada cena é como um livro de histórias interativo, onde você pode deslizar, tocar e explorar cada canto para descobrir os itens ocultos.
É daquele tipo jogo simples e prático, que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode curtir. É tudo muito simples e fácil de assimilar, assim como a “navegação” pelo ambiente é bem divertida, pois os personagens espalhados são bem feitos. Há também muito desafio pra quem quer muito desafio, mas o jogo consegue ser fácil o suficiente para novatos também se divertirem.
O game também oferece um alto fator de replay. Com inúmeras áreas para explorar e objetos escondidos para encontrar, você pode voltar aos níveis anteriores e descobrir detalhes que passaram despercebidos.
Hidden Folks é um jogo divertido e envolvente que traz um mundo único para a ponta dos seus dedos. Com sua arte cativante, trabalho sonoro envolvente e jogabilidade acessível, este jogo é uma escolha perfeita para quem busca uma experiência relaxante e divertida no seu celular. Como o game está disponível no Apple Arcade, é uma opção muito interessante pra quem assina o serviço e quer experimentar um jogo simples, mas muito caprichado.
Se você não tem um dispositivo da Apple, também pode jogar o game no PC, no Linux ou no Nintendo Switch, locais onde também vale muito a pena experimentar o jogo. Eu demorei pra conhecer o game e gostei muito do que vi, e se você ainda não conhece o game, dê uma chance “atrasada” também pra ele, que garanto que irá curtir bastante.
E já que estamos falando de dispositivos iOS, confira as opções em iPhone disponíveis na Amazon.