Como fazer um TCC sobre jogos?
Sabemos que o mercado de games no Brasil é limitado devido à falta de grandes produtoras e desenvolvedoras nacionais, mas a paixão por jogos ainda tem espaço em áreas acadêmicas e no jornalismo, por exemplo. Quem é gamer e quer trabalhar nesse hobbie pode escolher fazer um TCC (Trabalho de conclusão de curso) na faculdade sobre isso.
É aí que todas as horas que você passou jogando de Final Fantasy a FIFA vão valer a pena e servir para algo que vai auxiliá-lo na sua carreira. A ideia é ótima e torna uma tarefa tão difícil como esses últimos semestres de faculdade em algo mais prazeroso e simples. Afinal, você é um especialista no assunto e sabe o que está fazendo.
Saber por onde começar e descobrir como fazer a justificativa do TCC são dilemas da produção do projeto, mas se preparando de forma correta e desenvolvendo tudo com calma vão deixar tudo mais fácil. A seguir, confira algumas dicas de como fazer um com temática de jogos.
Escolha o assunto
Antes de tudo é preciso escolher o assunto do seu projeto. Dá para fazer algo histórico, contando a trajetória dos videogames, de uma franquia ou de um personagem. É possível analisar um jogo sob uma ótica social (RPGs são ótimos para isso), escrever sobre partes mais técnicas como engines, por exemplo. Enfim, assunto não falta e a sua criatividade é quem vai definir os rumos do TCC.
Monte um ambiente agradável
TCC exige pesquisa e muita inspiração para um resultado nota 10. Música e produtividade combinam para a maioria das pessoas e pode ajudá-lo também. Então, que tal escolher a trilha sonora de um jogo marcante e produzir com ela de som ambiente? Se não servir, encontre o que pode ser benéfico enquanto você trabalha no projeto.
Esgote seus recursos
TCC bom é aquele que tem muita referência. É sinal de que o trabalho foi dedicado e bem feito. Se você é um gamer fanático, já deve ter jogado muito título ao longo dos anos e agora chegou a ver de abrir a sua “caixa de ferramentas”. Lembre de tudo aquilo que pode auxiliá-lo a deixar o seu TCC mais rico.
Se estiver falando de um RPG específico, por exemplo, lembre de outros que serviram de inspiração para ele ou jogos que o usaram como inspiração. Essas conexões enriquecem seu projeto e mostram que você domina o assunto.
Jogue novamente títulos antigos e conheça novos
Fazer um TCC sobre games é uma grande desculpa para passar horas jogando videogame. Se estudantes leem muitos livros para finalizar o grande projeto do curso, por que você não pode jogar aquele título que é o fio-condutor do seu trabalho ou aproveitar para jogar coisas novas que vão servir como conteúdo adicional para deixá-lo mais encorpado e completo?
Seja inovador
Muitas pessoas já fizeram e estão fazendo TCC sobre games, portanto, escolha algo original para o seu trabalho de conclusão de curso. Títulos mais renomados já foram utilizados várias vezes, mas estes também costumam oferecer mais conteúdo para desenvolver a sua tese.
Procure também escolher algo que permita várias ligações de ideias. Quanto mais você puder falar sobre um assunto, mais fácil fica, pois as opções de caminhos para seguir se expandem.
Dê a sua cara ao TCC
É normal que professores palpitem sobre o que deve ou não ser feito sobre o TCC e muitos podem desencorajá-lo a seguir com o tema de videogames. No entanto, se é isso o que você quer, saiba como defender a sua ideia! O trabalho de conclusão de curso tem que ter a sua cara, afinal, é algo que para sempre estará em seu currículo.
Mais do que um trabalho nota 10, ele deve ser um projeto no qual você se orgulhe de ter feito parte e que mostre para o mundo quem é você!