Conheça a mais nova plataforma de games: os carros da Tesla
A Tesla é conhecida por seus carros elétricos. Mas, além disso, a companhia presidida por Elon Musk conta com diversas tecnologias. E, aproveitando-se dos recursos atuais, nada mal colocar um videogame no carro, certo? Pois a empresa fez mais do que isso.
É normal e acessível instalar um videogame em um automóvel hoje em dia. A Mercedes, por exemplo, trouxe uma versão para volante de um clone de Mario Kart na última MWC. Basta contar com os componentes certos, tomar os cuidados elétricos necessários, e fazer uma boa configuração. Mas os carros da Tesla ganharam, além de tudo isso, uma plataforma de games. Chamada de Tesla Arcade, a plataforma é um centro de games, disponível para toda a sua linha de automóveis.
Como exemplo, a Tesla ofereceu para a mídia especializada nos Estados Unidos um Model 3, com o Beach Buggy Racing 2. O game de corrida, para iOS e Android é semelhante ao que encontramos em smartphones e tablets, mas com a diferença de que o controle é nada mais nada menos do que o volante do carro. Com o detalhe que o carro que você controla é o seu próprio modelo, e não um dos carros do game.
O site The Verge jogou com o carro e publicou um vídeo mostrando a experiência:
A Tesla tem o costume de tratar seus carros como computadores com rodas, enviando atualizações constantemente para eles, que adicionam novidades. O que é o caso do Tesla Arcade. A princípio, a Tesla oferecerá o Beach Buggy Racing 2 junto com alguns clássicos de Atari.
Suporte a gamepad e Fallout Shelter
Já existe a promessa para o Cuphead Platformer, do Studio MDHR, que garantirá aos carros o suporte a um gamepad, que a Tesla já lançou. Os games ficam acessíveis no menu do carro, com toda a lista de games disponíveis para jogar.
A Vector Unit, desenvolvedora do game de corrida, trabalhou em conjunto com os engenheiros da Tesla, para garantir que o gameplay funcionasse bem com o sistema de direção e frenagem do carro. O acelerador não funciona, por razões de segurança. Caso você se empolgue e pise pra acelerar, o software do carro desativará o acelerador até você terminar o game e te dará um aviso a respeito.
Há a promessa de mais novidades. Além dos games já lançados, e do suporte a gamepad com o estúdio de Cuphead, que pode garantir uma versão do jogo para o carro, também há conversas com a Bethesda, para que os automóveis recebam Fallout Shelter em um futuro próximo.
O que a Tesla tem de vantagem para uma plataforma de games é a conectividade, a tela de seus carros que são grandes e boas, além de um trabalho que deixa claro que a intenção aqui é dar um pouco de diversão aos motoristas em momentos de espera. Seja em uma estação de recarga, ou no aguardo de alguém, o carro oferece uma opção de entretenimento.
Mas, por razões óbvias, a Tesla não recomenda jogar os games durante um farol vermelho.