Conheça o canal do Youtube que está remasterizando introduções de games antigos
Você se lembra de quando as cenas em CG eram febre no mundo dos games? Catapultado ao sucesso após Final Fantasy VII, mas já presente em outros games desde que o CD se popularizou como mídia, as cenas em computação gráfica serviam para suprir a então carência de explicar a história ou momentos do jogo com recursos disponíveis.
Mesmo Metal Gear Solid, um dos primeiros games que usou gráficos do próprio game em sua história, usou e abusou do Codec, como recurso para complementar o desenrolar do enredo. Assim, usando de vídeos e CGs para trazer maior realismo para suas histórias, diversos games contaram com cenas inesquecíveis, entre introduções, cenas de jogo e encerramentos.
Mas o tempo passou e, com ele, a resolução aumentou. Em tempos de TVs com 1080p e 4K, assistir a estas introduções, seja no próprio console ou no Youtube, se tornam uma tarefa que perde um pouco o brilho, pois a qualidade não é a mesma dos tempos que víamos e nos impressionávamos com cenas em CG vistas em nossas TVs de tubo.
Para melhorar esta situação, o canal Upscale do Youtube tem trabalhado nestes vídeos de games antigos, buscando fazer com que possuam uma aparência de qualidade, ou até melhor, em alguns casos, tornando-os compatíveis com os monitores e TVs atuais. Algoritmos de inteligência artificial entram em campo e conseguem melhorar as qualidades dos vídeos.
Veja abaixo alguns exemplos de vídeos, com introduções de vários jogos:
Há ainda a remasterização de games mais recentes, e de animações, como as aberturas de He-Man ou dos Cavaleiros do Zodíaco.
De acordo com o The Verge, as melhorias são feitas com um software chamado Topaz Video Enhance AI, ou Topaz Gigapixel, que usa da mesma técnica utilizada por modders que remasterizam por si próprios os gráficos de alguns games. O trabalho, automatizado, não é 100% definitivo, pois pode inventar detalhes inexistentes, ou borrar detalhes presentes nos vídeos. Mas já traz um outro olhar para vídeos tão queridos por tanta gente.