Conheça o Lenovo Legion Phone Duel, o smartphone extremo para games
Desde que os celulares começaram a rodar jogos simples, como o lendário “jogo da cobrinha”, as fabricantes de todo o mundo tentaram oferecer opções para agradar os games, e aproveitar a conveniência da mobilidade e necessidade de um celular, para inserir games.
Tivemos, na história, vários produtos que buscaram trazer essa proposta de celulares focados em videogames. Entre eles, o N-Gage, da Nokia, o Xperia Play, da então Sony Ericson, e muitos outros, que buscavam, com os recursos da época, trazer a melhor experiência em games com celulares.
Mais recentemente, com a consolidação de iOS e Android, os projetos também foram se aperfeiçoando, aproveitando os recursos dos sistemas operacionais e os muitos games da App Store e Google Play. Primeiro tivemos controles focados em jogos, como o da Moto Snap Gamepad, para o Moto Z, e agora, os smartphones focados em jogos.
Entre estas opções, temos o Lenovo Legion Duel, um smartphone turbinado e não apenas com configurações robustas, mas com a promessa de trazer boas ideias para servir bem quem gosta de jogar por muito tempo, e mesmo quem curte fazer streaming a partir do dispositivo.
Especificações do produto:
- Processador: Qualcomm Snapdragon 865+
- CPU: Octa-core (1×3.09 GHz Kryo 585 e 3×2.42 GHz Kryo 585 e 4×1.8 GHz Kryo 585)
- Sistema operacional: Android 10, ZUI12 e Legion OS
- Memória RAM: 12 GB e 16 GB
- Armazenamento Interno: 512 GB, 256 GB e UFS 3.1
- Tela – Tipo: AMOLED
- Tela – Tamanho: 6.65
- Tela – Resolução: 2340 x 1080
- Tela – Densidade: 388 ppi
- Tela – Extras: 144Hz e HDR 10 Plus
- Câmera principal: 64 MP, f/1.8, (wide), 1/1.72, 0.8µm, PDAF
- 2ª câmera: 16 MP, f/2.2, (ultrawide)
- Câmera Frontal: 20 MP, (wide) – motorizada
- Bateria: 5000 mAh
- Carregador: 90W e 45W
Design
O design do Legion chama atenção, por motivos óbvios. Ele tem o mesmo tamanho de celulares de sua categoria, mas tem aquele “toque gamer” que o diferencia. Na traseira, o logo é iluminado por Led e há aquele ar de PC Gamer que faz a diferença para este público.
Mas, além disso, o smartphone conta com boas propostas. Uma delas está na sua câmera de selfies. Com foco no público gamer, a câmera fica escondida e, quando acionada, surge na parte superior do aparelho, funcionando como uma webcam, perfeita para streaming de jogos.
Falando ainda em games, os botões ultrassônicos, que fazem o papel de L e R, também são bem vindos. Como sabemos, o mundo dos games móveis é recheado de particularidades, com cada game tomando sua própria decisão no que diz respeito a compatibilidades de controles e outros meios para se jogar. Assim, estes botões, bem posicionados como os L e R que já conhecemos, fazem muita diferença.
Outra ideia bem pensada, que falaremos desta vez no design, mas depois no quesito bateria, são as suas duas portas USB-C. Como parte de design, funcionam muito bem por propor ao usuário duas formas diferentes de usar o aparelho, mesmo em carregamento. Assim, é possível jogar com o aparelho na horizontal, enquanto carrega-se o aparelho pela porta lateral, sem incômodos que a recarga pela parte “de baixo” do aparelho oferece.
No geral, é um produto pesado e grande. Não é um aparelho feito pensado em praticidade, e muito menos para estar no seu bolso, sendo focado para quem quer o melhor e mais extremo dos games e entretenimento móvel. Ao menos é feito com material resistente, que protege bem todos os seus componentes e dá ao produto ar de segurança. Afinal, trata-se de um produto de valor bem avançado, e que precisa passar segurança para quem compra.
A tela: boa para games, perfeita para vídeos
Pra mim, a grande atração do Legion é a sua tela. Não que suas configurações e especificações sejam inferiores. Mas é que uma tela de 144Hz em um smartphone não se encontra tão fácil todo dia. É possível, pelo gerenciador do smartphone, mudar a qualidade da tela para outros valores, para fins específicos: 120, 90 e 60Hz.
Assim, você pode usar os 144Hz apenas para games, enquanto mantém aplicativos em 60Hz. Ou permite tudo em 144Hz e observa uma fluidez rara de se ver em smartphones. Acessar aplicativos se torna algo diferente por aqui, com um prazer visual que só um produto desta qualidade poderia oferecer.
Para os games, também há uma melhoria impressionante em qualidade. Como o dispositivo permite que os jogos rodem em configurações extremas, ver os games rodando em sua plenitude, e ainda com uma fluidez que não é comum em jogos é uma experiência, de fato, muito bacana. Vale a pena curtir o desenrolar dos mais variados games no Legion.
Mas, pra mim, outro destaque ficou com os vídeos. Que rodam em uma qualidade impressionante no smartphone. Os 144Hz, mais o HDR 10+, fizeram a diferença, por exemplo, ao assistir Mandalorian, no Disney+. Conteúdos que oferecem tamanha qualidade visual podem ser apreciados com muito bom gosto no Legion, que consegue, assim, ser uma estação completa de entretenimento.
Ideias práticas para bons games
Entre suas ideias, nós temos, além dos botões ultrassônicos, uma tela de qualidade, e a questão dos carregadores em dois locais diferentes, ainda temos um sistema pensado no gamer. A começar pela embalagem que, quando você abre, já emite um som de espadas, dando a entender a natureza do produto.
O sistema operacional, que é um Android 10 customizado, conta com toda uma temática gamer. Mas, além disso, conta com acessos rápidos e fáceis para gravação de gameplay, configuração de tela e outros recursos que podem ajudar muito na hora de jogar. Além disso, o sistema é otimizado para a horizontal, melhorando, e muito, a experiência para quem quer jogar no dispositivo, sem precisar ficar girando o aparelho.
Além disso, apesar de ser vendido como um smartphone, o Legion também serve como um computador, já que aceita dispositivos como teclado e mouse, ampliando ainda mais as suas possibilidades. Tudo é simples no Legion: jogar, gerenciar e até produzir conteúdo.
Desempenho de primeira qualidade
Nem é preciso dizer que o Android 10 roda de forma lisa, sem engasgos, uma vez que o produto conta com um dos melhores processadores disponíveis atualmente. Mas é importante comentar que tudo no aparelho impressiona neste sentido.
Para o dia a dia, uma vez que estamos falando de um smartphone e não de um videogame portátil, o produto funciona muito bem. Em todo o tempo de testes, não houve nenhum problema de desempenho para se reclamar. Os 12GB de RAM fazem real diferença que, completados por 256GB de armazenamento, permite que jogos mais pesados sejam instalados sem o famoso problema de falta de espaço, e consequente queda de desempenho.
Nos testes pude jogar de tudo, e usá-lo para várias coisas, sem nenhum sofrimento. Inclusive, separei alguns gameplays que fiz para você ter uma ideia do que esperar no Legion. Incluindo o F1 2019 e Gears 5 que, neste caso, rodaram diretamente do xCloud, o serviço de game por streaming da Microsoft.
Como você pode conferir, o desempenho é superior. Todos os games jogados, que ainda incluem PUBG Mobile e Free Fire, podem ser jogados com todas as qualidades e desempenhos ativos, rodando de forma plena. O que faz, de fato, do Legion como uma ótima opção, como opção para jogatina extrema de games móveis. E, a médio prazo, como produto para games por streaming.
Que se completa pela bateria. Um dos maiores problemas atuais entre os smartphones, especialmente para quem joga, é solucionado no Legion da seguinte forma: o produto traz duas baterias de 2.500mAh cada uma, somando 5.000mAh. Que, apesar de não possuírem um desempenho espetacular, permitem que, juntas, carreguem mais rápido, através de suas portas USB-C.
O carregador que acompanha o produto tem 45W de potência e dois cabos. Mas o aparelho suporta recargas de até 90W, o que garante que os dois cabos possam ser plugados ao mesmo tempo e, assim, se a bateria não dura tanto o que queríamos, pelo menos a recarga é mais rápida do que o normal. Não resolve 100% o problema, mas pelo menos garante uma pausa para os mais ligados ao aparelho.
Apesar de não ser o elemento principal do dispositivo, ainda há duas câmeras traseiras, uma principal de 64MP e f.1.9 e um outro sensor ultrawide e macro de 16MP f.2.2, com possibilidade de vídeo em até 4K@30. Que, se por um lado não fazem as melhores fotos dentre as opções disponíveis, faz muito bonito para o usuário comum. E a câmera frontal, que ajuda no streaming, tem sensor de 20MP e também faz bonito.
Conceitos premium, mas que podem chegar a todos em breve
Uma coisa interessante ao se avaliar um produto destes, nem diz respeito ao produto em si. Mas sim ao que o futuro nos reserva. Pois, muitos dos elementos presentes no Legion, estarão, cedo ou tarde, disponíveis de maneira mais comum em outros aparelhos da Motorola, ou mesmo em produtos concorrentes.
É bacana imaginar que, após tanto tempo e tentativas, enfim os smartphones assumiram uma padronização informal entre si, e as produtoras de games também ajudam neste sentido. Assim, a tendência é que este mercado, que cresce mais e mais, possa se consolidar também em conceitos e ideias, que incluem situações futuras como o gameplay por streaming, e as proximidades cada vez maiores com os consoles e PCs.
Como produto, o Legion conta com ótimos recursos, apesar de contar com problemas que o mundo dos games móveis oferecem, e que não são culpa do produto, que tenta resolver a maioria deles. Um destes problemas é a forma específica de gameplay de cada jogo, que exige boa atenção neste sentido, com tentativas nos botões ultrassônicos, ou compatibilidade com o máximo de dispositivos possível.
Outro problema é o consumo de bateria. Ainda não temos uma solução específica para isso, porém as duas baterias com recarga rápida dão conta do recado. E, por fim, o próprio mundo dos smartphones, que é mais veloz que dos consoles, e torna celulares em elementos obsoletos de forma muito rápida.
Neste caso, resta saber como a LeNovo/Motorola administrará esta situação, mantendo sua linha por mais tempo que o normal, ou abafando-o com outro lançamento, no mesmo ritmo do mercado tradicional, o que seria um problema, já que estamos falando de um produto exclusivo para um público, e que não é dos mais baratos.
No fim, temos um produto extremo, com excelentes configurações e ideias, além de um desempenho extraordinário, que soma a um já existente e competitivo mercado de smartphones gamer. Não é um produto para todos, e nem são todos que querem ter um produto tão completo assim. Mas, para quem quer uma boa experiência e pode pagar por ele, a certeza é a de que você terá uma das melhores experiências em um dispositivo móvel disponíveis em nossos dias.
Atualmente, é possível encontrar o LeNovo Legion Duel à venda no varejo pelo valor de R$ 4.999, nas cores azul ou vermelho.