Conheça Throw-down Town, game desenvolvido por apenas uma pessoa
Em vários locais pelo mundo, e pela história, bandidos podem fechar um trato. Em troca de algum serviço, eles podem conquistar uma pena menor, ou mesmo ganhar a liberdade. Neste contexto, temos o protagonista de Throw-down Town, um jogo de sobrevivência procedural que está sendo desenvolvido por apenas uma pessoa.
Trata-se de Matthew King. O desenvolvedor, com 17 anos de experiência com videogames, está desenvolvendo este game, que busca trazer um design dinâmico em um universo de geração procedural. O que quer dizer que, a cada fase, armas e elementos do cenários serão oferecidos de maneira aleatória. E estarão em locais diferentes.
Tal forma de gameplay tira da cabeça do jogador o ato de decorar o ambiente. E o prepara para, assim, se concentrar mais e pensar ainda mais rápido para conseguir sobreviver. E, depois de garantir a sobrevivência, o avanço no jogo.
“Você pode pegar uma vela e jogá-la em um inimigo. A vela se romperia em pedaços e o pavio em chamas poderia cair sobre uma mesa. A mesa pegaria fogo e. com isso, granadas e garrafas de vinho que estam em cima dela explodiriam e espalhariam o fogo. Cada ação traz consequências e quando você precisa agir rápido, nem sempre faz as melhores escolhas. Mas o resultado geralmente é divertido”, brinca Matthew King, o desenvolvedor solitário de Throw-down Town.
Com este conceito, você é obrigado a tomar decisões rápidas em frações de segundo. E tudo isso enquanto seu personagem corre feito um louco pelo cenário em busca de qualquer item que possa afetar seus inimigos. Garantindo não só a sobrevivência, mas como a eficácia do seu ataque.
Um clone de Pacman que ganhou identidade própria
“O jogo começou como um clone de Pacman, acredite ou não. Mas eu rapidamente percebi que ninguém quer jogar um Pacman sofisticado e mudei de ideia. Troquei os pellets por machados e o resto é história”, explicou o desenvolvedor.
O jogo é inspirado no clássico Smash TV do Super Nintendo. Mas também conta com influências do modo arena de Ryse: Sons of Rome. Mas apesar destas influências, conta com um trabalho visual único, com um mundo e personagens desenhados a mão.
“Estou desenvolvendo o jogo há apenas um mês e sei que tenho muito pela frente mas poder testar o que já foi feito e me surpreender com um jogo muito divertido é um ótimo sinal”, afirmou Matthew. “Minha regra de ouro para Throw-down Town é mantê-lo o mais simples possível. Eu estou voltando ao básico no que diz respeito aos controles – você tem quatro botões direcionais para o movimento e um outro para interação -, mas ao mesmo tempo criando aspectos complexos de design sistêmico para o mundo, transformando um conceito de jogo bastante simples em um universo dinâmico onde suas escolhas têm permanência e peso real”, completou.
Para acompanhar maiores detalhes sobre o desenvolvimento, você pode seguir Matthew King no Twitter.