Para o criador de Ori and the Blind Forest, o Xbox Scorpio é a “nova geração”

27 de janeiro de 2017

Para o criador de Ori and the Blind Forest, o Xbox Scorpio é a "nova geração"

O Xbox Scorpio continua dando o que falar, já que até o seu lançamento, ou mesmo até a E3 2017, teremos mais especulações do que informações de fato concretas a respeito do console. Mas o que já sabemos é que teremos um console 4K legítimo, que segue a tendência iniciada pela Sony, ao lançar seu PS4 Pro. Porém, não é mais 100% correto afirmar que o console da Microsoft será apenas uma atualização, como o seu concorrente.

Para falar mais sobre o console, Thomas Mahler, criador da Moon Studios e de Ori and the Blind Forest, conversou pelo NeoGAF com alguns usuários, e expôs a sua opinião a respeito do Scorpio. E uma questão que chamou a atenção dele foi a respeito do fato do Scorpio ser ou não o PS4 Pro da Microsoft, e a resposta foi a mais direta possível: para ele, o Xbox Scorpio não é um upgrade, e sim um novo console.

“Todos os consoles agora são PCs x86 e a arquitetura sempre será a mesma, por isso que a Sony conseguiu criar uma versão melhorada de seu Playstation 4 tão rápido”, explicou. “O Scorpio é uma máquina de nova geração com o benefício de ser compatível com todos os seus jogos existentes. A partir de agora, de maneira semelhante aos PCs, você não irá perder seus jogos quando comprar um sistema de nova geração. Acredito que a Microsoft terá que se esforçar muito para tornar claro que o Scorpio não é uma simples atualização, mas sim uma máquina de nova geração, que é simplesmente retro-compatível com toda sua atual biblioteca”.

Baseado nestas declarações, não é novidade na indústria do videogame um console ser retro-compatível com praticamente toda a sua biblioteca anterior. O Mega Drive, com um adaptador, rodava oficialmente jogos de Master System, alguns modelos de PS2 e PS3 rodavam nativamente jogos de seus sistemas anteriores, enquanto o mesmo ocorreu com o Nintendo Wii (que rodava GameCube) e o Wii U (que rodava Wii). A questão que fica é: mesmo sendo um “novo console”, como declarado por Mahler, será possível rodar os novos jogos, mesmo que com limitações técnicas e gráficas (como ocorre com o PS4 Pro), no atual Xbox One?

Pelo visto, só teremos de fato algumas respostas e mais esclarecimentos da Microsoft quanto ao seu Scorpio na E3 deste ano.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais