De 1987 até hoje, os jogos Metal Gear já venderam quase 60 milhões de cópias

3 de fevereiro de 2023
De 1987 até hoje, os jogos Metal Gear já venderam quase 60 milhões de cópias

A Konami foi mais uma companhia dentre várias de games que atualizaram as vendas de seus games. E em seu site, afirmou que os jogos da série Metal Gear, somados, venderam quase 60 milhões de cópias para os mais variados consoles, entre seus quase 36 anos de vida. Mesmo sem ter um jogo novo da série desde 2015, e com o último jogo lançado em 2018 (o Metal Gear Survivor), a companhia disse que foram vendidas 200 mil cópias dos jogos da série, o que rendeu 59,5 milhões de unidades.

Atualmente, Metal Gear Solid V (tanto Phantom Pain quanto Ground Zeroes), Metal Gear Rising: Revengeance, Metal Gear Solid 4, Metal Gear HD Edition (o 2, o 3 e o Peace Walker), Metal Gear Solid e MGS: Portable Ops, além do Metal Gear Survive, são os games disponíveis para venda nas lojas digitais dos mais variados sistemas.

Mas muitos jogos ficaram “presos” apenas em seu sistema de origem, não recebendo remakes, remasters ou relançamentos. Caso de Metal Gear Solid 4, que está “preso” até hoje no PlayStation 3, embora possa ser comprado na loja virtual do console, ou Portable Ops, que também pode ser comprado em um PlayStation 3, mas com as atuais restrições de compra na loja da Sony para o console.

A série nasceu em 1987, com o primeiro game, apenas para MSX, mas com ports para sistemas como o NES. Sua sequência surgiu também com foco em MSX, em 1990, com ambos os games incluídos em Metal Gear Solid 3, disponíveis na HD Edition, e legendados em inglês. Em 1998, foi a vez Metal Gear Solid, que chegou para o primeiro PlayStation, fez muito sucesso e, desde então, a franquia se tornou extremamente popular, enquanto novos jogos chegavam ano após ano, para os mais variados sistemas.

Atualmente, a série está parada. Hideo Kojima, o criador da série, saiu da Konami às vésperas do lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, o último jogo canônico da série. Em 2018, a Konani ainda tentou lançar Metal Gear Survive, jogo que aproveitava recursos do jogo de 2015, mas que tinha sua aventura realizada em uma realidade alternativa envolvendo zumbis, e foi extremamente rejeitada, principalmente pela base de fãs a série.

Recentemente, Metal Gear voltou a ser notícia por causa de declarações da Platinum Games e do ator de Raiden. Ambos fazem os fãs cogitarem que Rising, que completa 10 anos de vida em 2023, poderá ter alguma novidade, que poderia ser desde um remake do jogo original, até uma sequência inédita.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais