Death Rally, o primeiro jogo da Remedy, ganhou um port para o Amiga quase 30 anos depois
A Remedy é bem conhecida nos dias de hoje, graças a um catálogo rico com jogos como Max Payne, Control e Alan Wake, além de Quantum Break. Mas tudo tem um início, e para o estúdio finlandês o começo aconteceu em 1996, com o game Death Rally.
O jogo de corrida traz combate veicular no estilo Destruction Derby, gameplay no jeitão de Rock’n Roll Racing, e visão que lembra muito os primeiros jogos GTA. O game colocava o jogador em “corridas mortais”, onde a vitória trazia dinheiro para novos carros e power-ups, na caça de Adversary, o chefão final do rally mortal.
O game só foi lançado para o DOS, e posteriormente para Windows, onde está disponível na Steam. Mas fãs europeus, que jogavam no Amiga durante os anos 90, trabalharam para fazer um port do game para o antigo computador, comum em lares europeus e responsável por introduzir muita gente no continente ao mundo dos games.
O desenvolvedor BSzili fez o port para Amiga e disponibilizou o game para quem quiser jogar. O que está disponível atualmente é uma versão de testes, sem músicas, multiplayer e controles fixos do gamepad, mas já está jogável e surpreende pela qualidade, até o momento.
BSzili explicou em fóruns especializados em Amiga, que o port foi feito usando o DRally, a engine de código aberto baseado no executável DOS original. Ele disse que segue desenvolvendo o game, e publicará o resultado final, porém está procurando quem queira experimentar o jogo como ele está no momento.
Os requisitos atuais, para o Amiga, são os seguintes:
- 68040 ou 68060 com uma FPU
- Kickstart 3.0
- Chipset AGA ou RTG
- 8 MB de RAM rápida
- 45 MB de espaço em disco
- AHI 4.18+ (isso provavelmente se tornará opcional eventualmente)
Se você tem um Amiga e quer experimentar o game, é só baixar no fórum em que ele foi publicado. Lá você encontrará instruções sobre como instalar o jogo. Se ainda assim quiser curtir o game, pode encontrá-lo na Steam, seja o game original, ou o seu remake, lançado em 2012.