Arkade MKT: Os desafios de marketing para divulgar games nacionais no exterior

5 de junho de 2017

Arkade MKT: Os desafios de marketing para divulgar games nacionais no exterior

Tão importante quanto fazer um bom jogo, a missão de colocá-lo nos consoles, computadores e smartphones dos jogadores exigem que estúdios, grandes ou pequenos, precisem da criatividade e das ações de marketing, para garantir que seu jogo seja de fato, jogado. Como você acompanha no Arkade regularmente, muitos são os jogos brasileiros, para várias plataformas, que contam com absoluta qualidade, porém ainda contam com muito chão para percorrer, para que o mundo consumidor nos enxergue com melhores olhos.

Mas já há trabalho sendo realizado em relação a este objetivo. Um destes exemplos está na Hoplon, já veterana no desenvolvimento de jogos nacionais, que recrutou Tatiana Moreira para ser a gerente de publicação e marketing da empresa. A sua missão é a de promover os jogos da empresa em outros mercados. Ela, que já trabalhou na Level Up, tem um histórico relevante na área de videogames, com consultoria e trabalho em vários jogos.

Mas agora, a missão é a de promover o Heavy Metal Machines, que neste momento está em open beta no Brasil, Estados Unidos e alguns países europeus, como a França, Itália ou Alemanha. O jogo, que se inspira em Rock’n Roll Racing, para construção de cenários e personagens, mas que também bebe da fonte do eSport por levar a competição de destruição em times, tem potencial enorme para agradar diversos mercados, e para saber um pouco mais sobre este desafio, conversamos com a Tatiana, e conferimos um pouco do que é vender um game no Brasil, neste contexto global que a Steam e outras lojas oferecem.

Arkade MKT: Os desafios de marketing para divulgar games nacionais no exterior

A Tatiana terá a missão de levar a mensagem de Heavy Metal Machines para todo o mundo.

Quando questionada sobre os desafios para a divulgação de jogos brasileiros, que, embora contam com ótimos jogos, ainda sofre certo preconceito lá fora, ela nos explicou que é natural que o brasileiro valorize o produto que faz sucesso no exterior, mas que ainda há muito caminho neste sentido para ser percorrido, que vai além do mercado de games. O Brasil, segundo ela, conta com base forte na Europa, mas é o boca a boca, com a divulgação dos próprios jogadores, que, somados a estratégias como a de marketing digital, apoio da mídia em reviews e trabalhos de influência podem ajudar muito na visibilidade, além, da boa reputação nos locais em que os jogos são publicados, como o caso de Heavy Metal Machines, que vai bem na Steam quanto a avaliação dos jogadores.

E, sobre o fator diversidade, com vários games nacionais de qualidade conseguindo destaque, perguntamos se, para obter maior sucesso, é preciso segmentar o projeto, diminuindo o alcance, mas atingindo melhor os alvos específicos, ou se é preciso mesmo falar com toda a comunidade. Para a Tatiana, a resposta vem de acordo com o objetivo do estúdio, e dos recursos, financeiros e humanos, para cumprir as metas, entendendo que todo desenvolvedor quer mesmo é que o maior número de pessoas possível possam jogar o seu jogo.

Ela nos explicou o exemplo de Heavy Metal Machines que foi baixado em mais de 160 países, mas que nem todos contam com o necessário para jogar o game com qualidade, seja no aspecto da conexão da Internet, ou no computador que irá rodar o jogo, fazendo com que seja necessário ponderar se vale a pena disponibilizar o jogo para quem terá uma experiência ruim. Claro, que o jogo é constantemente otimizado e atualizado, especialmente nesta época de open beta, mas máquinas mais fracas e internet lenta ainda são problemas globais.

Arkade MKT: Os desafios de marketing para divulgar games nacionais no exterior

Para os envolvidos com desenvolvimento de jogos, Tatiana oferece alguns conselhos: Comprometa-se em criar um jogo que realmente vá divertir as pessoas; Entenda o que as diverte e descubra coisas que eles nem mesmo imaginaram ser possíveis (trabalho contínuo); Mostre para as pessoas que existe essa possibilidade, mas concentre-se no seu público alvo, entendendo-o; Conecte-se com a comunidade.
Planeje constantemente, desde o conteúdo do jogo até as formas de comunicação para o jogador. E não esqueça: Divirta-se! Divirta-se muito com a sua criação, mas sem deixar de conhecer outros jogos.

O BIG Festival, que está marcado para 24 de junho, é um ótimo lugar para conferir o que estamos produzindo de melhor no mundo dos games. E, a cada ano que passa, o Brasil amplia de fato seu potencial neste mercado, necessitando de ideias e estratégias para levar o seu game para o maior número de pessoas possível. Mostrar o quanto o jogo é bom, e o quanto ele merece ser jogado, é uma ótima tarefa para estúdios e desenvolvedores, independente do tamanho do projeto, conseguirem obter maior sucesso com o seu game.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

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