Designer da Ubisoft desaprova sistema de conquistas e troféus dos games atuais

12 de janeiro de 2023
Designer da Ubisoft desaprova sistema de conquistas e troféus dos games atuais

Desde 2005, com a chegada do Xbox 360, o sistema de conquistas trouxe uma ideia diferente para os games. Além de terminar o game e explorar o que ele oferece, agora seria possível também cumprir desafios propostos pelo jogo, garantindo pontos para cada conquista, em uma Gamerscore, que somaria todos eles, trazendo pontos para os jogadores e fazendo uma geração de “caçadores de conquistas”.

Tal recurso deu certo pelos lados da Microsoft, e foi replicado por outras empresas. A Sony, por exemplo, criou o seu sistema de troféus, onde a famosa “platina” é entregue a quem concluiu todos os desafios propostos. Steam, Apple e Google Play também contam com sistemas semelhantes. Apenas a Nintendo segue sem oferecer algo neste sentido. Mas vale lembrar que, no distante ano de 1982, Pitfall! já oferecia um brinde aos jogadores que entregassem uma foto provando que tinham feito pontuações altas.

É fato que tal sistema mudou a forma de se jogar, e muitos se tornaram caçadores de conquistas, fazendo coisas que até então não faziam, como colecionar itens dos games, ou cumprir desafios específicos. Ou ainda terminar o game em dificuldades mais elevadas. Porém, não são todos que aprovam tal sistema de jogatina, como Fredrik Thylander, lead gameplay designer na Ubisoft Massive.

Para ele, o sistema de conquistas tem sido ruins para o mundo do videogame, em geral. Em seu Twitter, ele compartilhou o seguinte:

“Opinião impopular: as conquistas/troféus tem sido maus para o gaming. Restringe os jogos, atrapalha e desvia a atenção, e come recursos que poderiam deixar o jogo melhor”, disse.

Ele deixou claro que é a sua opinião pessoal, e não a da Ubisoft, que também inclui este sistema em seus games. Inclusive alguns bem curiosos, como o infame Olhar de Desprezo em Assassin’s Creed Odyssey, onde você precisa recuperar o olho do Ciclope que você coloca, logo no começo do game, em uma cabra, em um certo orifício…

“Apenas acho que os jogos deveriam ter mecanismos de recompensa mais adequados, o mesmo sistema imposto pelos donos das plataformas para criar sistemas de recompensas que beneficiam a plataforma torna os jogos piores”, completou.

Esta é mais uma opinião, dentre tantas outras, que são compartilhadas Internet afora. Resta a nós, quem tiver interesse neste debate, concordar, discordar ou somar algo a esta conversa, trazendo a sua opinião a respeito.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais