Detalhes sobre a tentativa de compra da Nintendo pela Microsoft em 2000 foram revelados
O Xbox, o sistema mais novo entre a atual “trindade” que domina o mercado de consoles, completa 20 anos em novembro 2021. E duas décadas, claro, trazem muitas histórias sobre o console, algumas bem interessantes e curiosas. Uma, que nos leva aos primórdios do legado do sistema da Microsoft já era conhecida, mas recebeu novos detalhes recentemente.
Em um artigo publicado pelo Bloomberg, detalhes da tentativa de compra da Microsoft de várias empresas gigantes dos games no início dos anos 2000 mostram um momento único da indústria. A Microsoft buscava parcerias pontuais, para começar bem com o seu Xbox. É conhecido por muita gente que esta era uma estratégia comum da companhia de Redmond naqueles dias, incorporar diversas empresas, para os mais variados fins.
E isso aconteceu muitos anos antes da mais recente aquisição: a compra da Bethesda, pelo impressionante valor de sete bilhões e meio de dólares.
A Microsoft, além de desenvolver seu conceito de videogame, também queria usar seu poder de segunda maior corporação do mundo na época, para garantir exclusividades e mão de obra especializada e capacitada. Um dos envolvidos, Bob McBreen, gestor do desenvolvimento do negócio na Xbox, compartilhou no artigo sobre a engraçada situação da tentativa de compra da Nintendo.
A companhia tentou comprar em primeiro lugar a EA, que na época já era uma das gigantes, tanto com seus games esportivos, da EA Sports, como por franquias como Need for Speed e Medal of Honor. A resposta foi um “obrigado, mas não”.
A Nintendo foi a próxima tentativa: Kevin Bachus, diretor das relações third-party, comentou que os executivos da Nintendo que participaram da reunião que solicitaria a compra, “começaram a rir feito loucos”.
Executivos da Nintendo foram visitar a sede da Microsoft em janeiro de 2000, para conversarem sobre esforços conjuntos. A Microsoft queria mostrar que seu Xbox teria ótimas especificações, e queria mostrar como os consoles da Nintendo eram piores que o do Playstation. A ideia da Microsoft era a de que a Nintendo fizesse jogos e ela, os consoles, mas a ideia foi rejeitada. Sim, a Microsoft queria Mario e Zelda no Xbox.
No final, a Microsoft se aliou com a SEGA, recém-saída do mercado de consoles, e que havia utilizado uma versão do Windows em seu Dreamcast. Games da SEGA, como Shenmue II e Panzer Dragoon Orta saíram, naquela geração, apenas para Xbox. A Nintendo lançou seu GameCube, e posteriormente viveu altos e baixos com seus próximos consoles.
A Squaresoft, atual Square Enix, e a Midway Games, que possuía a marca Mortal Kombat, foram outras tentativas de compras da Microsoft. A Squaresoft recusou a compra em 1999, alegando que o valor oferecido era muito baixo, enquanto a Microsoft desistiu de comprar a Midway. A empresa já vivia maus momentos em 2000, e foi tentando se reestruturar até a sua falência definitiva, em 2009.