Dez coisas que você sabe, ou não, sobre Street Fighter II
Hadouken! Uma das séries mais vendidas, conhecidas e influentes da história, Street Fighter surgiu em 1987, pelas mãos da Capcom, como tentativa de pegar carona nos games de luta que já estavam tentando emplacar em meio a um cenário promissor.
Mas foi sua segunda tentativa, Street Fighter II, que se transformou não apenas em um sucesso, mas em um furacão midiático. Em 1991, todo mundo que jogava videogame queria aprender a soltar Hadouken nos outros. O game tem uma trilha sonora inesquecível, ganhou versões até para o Master System (e feita no Brasil!) e ganha versões até os dias de hoje.
Por isso, trago hoje, para você, dez curiosidades que você pode conhecer, ou não, sobre este lendário game. Este game possui muitas outras curiosidades, mas separamos dez delas que você irá adorar conferir.
Inclusive, leia as curiosidades curtindo nossa playlist sobre Street Fighter II no Spotify, pois o que tem lá é incrível e você vai adorar!
1 – Ryu cortou as mangas de seu kimono, a fim de melhorar seu soco, após ter notado o quanto elas podem atrapalhar, pois facilitaria ser agarrado pelo adversário ao tentar atacar;
2 – Não é o Ken da Barbie! Ken, o melhor amigo de Ryu, para evitar possíveis e caros processos, recebeu o sobrenome Masters, para não confundido com o Ken Carson, namorado da boneca Barbie;
3 – Energias iguais! Durante o desenvolvimento de Street Fighter II, em que a Chun Li fez sua primeira ação aparição, um dos criadores do jogo, Yoshiki Okamoto, queria que a barra de saúde da bela personagem fosse mais curta em relação aos outros personagens, argumentando que as mulheres são mais fracas. A ideia, felizmente, foi descartada pelos demais designers;
4 – Que avião! A aeronave de fundo do palco de Guile, em Street Fighter II, é um General Dynamics F-16 Fighting Falcon, um polivalente caça da Força Aérea dos E.U.A. E, falando em aviões, a trilha sonora de Ken é inspirada em Mighty Wings, da banda Cheap Trick, que está na trilha sonora de Top Gun.
5 – O nome do lutador de Muay Thai Sagat vem do tailandês, que pode ser traduzido para algo como “interceptar”. Deve ser por isso que passar por ele é uma tarefa bem difícil;
6 – Sucesso de venda e de público, Street Fighter II, lançado primeiro para o Arcade, depois para o SNES, e por fim para inúmeros computadores e consoles, foi o responsável pela explosão do gênero de games de luta.
Tanto que, algum tempo depois, o website GamesRadar o considerou o mais importante jogo de luta da história, por ter, segundo suas palavras, “refinado todas as inovações e convenções que vieram antes dele, tornando-o um enorme sucesso com os fãs de fliperama em todo o mundo”.
7 – Vários nomes, e um substantivo. M. Bison, o líder da Shadaloo, se chama Vega no Japão e a mudança de nomes você já sabe que ocorreu devido a medo de processos com o boxeador, que nos EUA precisou ser renomeado para Balrog.
O que acontece é que, devido a vários idiomas, o M. de Bison acabou tendo vários significados. No Brasil, por exemplo, era comum chamá-lo de “Mister Bison” ou “Mestre Bison”. Entretanto, em todos os países uma coisa era certa: era reconhecido como um vilão e um ditador.
8 – Não é “made in Brazil”. O elétrico Blanka, diferente do que muitos pensam, não é brasileiro. O garoto Jimmy Blanka sofreu um acidente de avião e caiu em nosso país, no Amazonas, a caminho de visitar sua mãe.
Por aqui, até ser “resgatado” pelo grupo Shadaloo, que desfigurou sua aparência, conviveu entre os animais, adquirindo alguns hábitos. Uma história bem inspirada no clássico Mogli: O Menino Lobo;
9 – As caveiras de Dhalsim. Ao contrário do que se pensava entre os jogadores, as caveiras no colar do indiano Dhalsim não são de adversários mortos por ele, e sim de crianças que morreram durante uma epidemia que atingiu sua vila. De acordo com sua cultura, é uma homenagem;
10 – Champion Edition: Ao todo, durante seus mais de 30 anos de história, Street Fighter ganhou vários títulos no Livro dos Recordes, entre eles “Primeiro Jogo de Luta a Usar Combos” (mesmo sem querer), “Jogo de Luta Mais Copiado” e “Jogo de Luta Operado por Moedas Mais Vendido”. E até jogadores profissionais do game, como Justin Wong, estampam recordes no Guinness.
Gostou? Então, não perca o próximo texto de curiosidades sobre games. E, se quiser ver algum game nesta coluna, não deixe de trazer sua sugestão.