Diamond Dogs, o clássico de David Bowie que foi mais uma referência do cantor em Metal Gear Solid
Assim como Shinji Mikami é fã de Queen e adicionou várias referências da banda nos jogos Resident Evil, Hideo Kojima também levou muitas referências de um artista o qual gosta muito. David Bowie, o Camaleão do Rock, tem uma carreira rica no mundo da música, com inúmeros sucessos e servindo de influência pra muita gente, incluindo nos games.
Em Metal Gear Solid V, por exemplo, temos “The Man Who Sold the World” como música que acaba até ditando o rumo do game. E ainda há uma teoria muito curiosa, onde praticamente todos os personagens, de todos os games da série, contam com alguma referência a Bowie, já que o cantor viveu várias fases, que poderiam servir de várias inspirações para os mais variados personagens.
Mas hoje quero falar de Diamond Dogs, o exército privado de Big Boss, que também batiza um interessante disco de David Bowie, que foi lançado em 1974, e que conta com fortes influências do clássico 1984. O cantor queria fazer um trabalho com forte influência do livro, cuja época chegaria dez anos depois, mas já contava com interesse do cantor dos temas abordados.
Não se esquecendo, também do DD, o Diamond Dog, o simpático cão que Big Boss encontrou em uma missão no game, mandando-o para a sua Mother Base e transformando o animal no mascote do grupo. O cão, que é um dos companheiros do personagem no jogo, também tem um tapa-olho, já que perdeu o olho direito quando filhote, sendo um órfão abandonado, que encontrou entre os militares privados um lar.
O álbum era pra ser uma adaptação do livro de George Orwell, mas os detentores do direito do autor, falecido em 1950, não liberaram os direitos ao Bowie. Então o cantor resolveu se inspirar na obra, mas trazendo a sua própria visão de um mundo distópico, com o toque “glam” que caracteriza o Camaleão. Inclusive, há faixas que fazem referência direta ao livro, como a própria canção “1984” além de “Big Brother”.
O álbum, que possui Rebel Rebel como uma das faixas mais importantes, também soou como um protesto de Bowie, sobre questões daqueles dias. Diamond Dogs é tão importante, que ele é considerado por muita gente como a faísca que resultaria no movimento punk daqueles dias. Trata-se de um clássico, que mostra não só o talento da lenda, como também mostra a versatilidade de um verdadeiro gênio da música.
Dez anos após o lançamento do disco, pelo menos no universo de Metal Gear Solid, surgiria no tão falado ano de 1984 o Diamond Dogs, a empresa militar privada de Venom Snake, a qual ajudamos a administrar em MGS V. Ela é a sucessora do antigo Militaires Sans Frontières, tendo seu nome, dentro do universo do game, fazendo relação aos seus soldados, os “cães de guerra” que estavam disposto a fazer o que forem para seus clientes.
Os Diamond Dogs também tinham um motivo para levarem a palavra “diamante” no nome: eles levavam diamantes para a batalha, alguns deles convertidos das cinzas cremadas dos colegas caídos, além de atuarem na coleta de diamantes para o financiamento da Mother Base. Os diamantes carregados vem do fruto de um triste incidente onde Venom Snake matou muitos companheiros.
Em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, os Diamond Dogs são figura central da trama, já que a Mother Base, que é administrada pelos jogadores, e que, sob comando de Venom Snake, e ajuda de Ocelot e Kaz Miller, várias unidades trabalhavam em prol de seu funcionamento, trazendo riqueza em informação, suporte, desenvolvimento e segurança. No mundo de Metal Gear, os Diamond Dogs seriam substituídos apenas em 1995, ano do primeiro game, quando os ideais de Big Boss foram mantidos com outro nome: Outer Heaven.
Hideo Kojima e David Bowie, afinal, possuem muito em comum. A ideia de homenagear um disco do lendário cantor em seu game, mostra o quanto Kojima queria levar um pouco das ideias de futuro alternativo de Bowie para a sua história. O simples fato do game se passar em 1984, ano do lendário livro de Orwell, e da música do cantor que queria fazer um disco baseado no mesmo livro, já mostra o interesse de Kojima em homenagear a obra, além de trazer sua própria visão para esta ideia.