Especial Arkade: Dicas para jogar Tetris 99, o Battle Royale mais diferentão do momento!
Entre diversos anúncios interessantes que rolaram durante a última Nintendo Direct, um deles chamou a atenção da galera justamente por ser… diferente. Estou falando de Tetris 99, nada menos que um Battle Royale do puzzle game mais popular do mundo dos games!
Sei que já deixei claro (mais de uma vez) por aqui que não sou um grande fã de Battle Royales, mas Tetris é Tetris, né? Um clássico desse tem um espacinho cativo no coração da gente. Além disso, o jogo é grátis para quem assina o serviço online da Nintendo, então porque não dar uma chance?
Pois bem, nos últimos dias eu me rendi a Tetris 99. E vou te falar, me diverti bem mais do que eu esperava com ele. Na verdade, é surpreendente que nos últimos 4 meses, tivemos 2 ótimos jogos de Tetris chegando ao mercado: além deste Tetris 99, em novembro do ano passado chegou Tetris Effect, jogo do gênio Tetsuya Mizuguchi que mistura a fórmula do clássico puzzle game com a dos jogos de ritmo. Sério, Tetris Effect é incrível, leia nossa análise!
Mas, voltando ao assunto em pauta: você já jogou Tetris em tela dividida? Aquele que, conforme você completa suas linhas, vai jogando seu “lixo” na tela do inimigo para complicar a vida dele? Na prática, jogar Tetris 99 é muito parecido com essa modalidade do Tetris clássico… a diferença é que tem mais 98 jogadores no rolê, jogando peças nas telas uns dos outros.
Parece estranho na verdade é, mas funciona surpreendentemente bem, e é muito divertido! A regra é clara simples: todos vão jogando simultaneamente e despejando seu “lixo” na tela dos outros players. O último que sobrar “vivo” ganha. Winner winner, chicken dinner!
Claro que o jogo vai um pouco além do óbvio para permitir que os jogadores “ataquem” e se defendam das investidas de outros players. Como não há tutorial no jogo, acho válido dar umas dicas para quem quer mandar bem.
Atacando
Para atacar não tem segredo: simplesmente siga limpando sua tela, gerando lixo para atirar na tela dos demais jogadores. A questão é que você pode escolher quem quer atacar. É possível fazer isso manualmente, ou utilizar alguns atalhos através do analógico direito. Destaquei as opções na imagem abaixo:
Agora vamos explicar como cada tipo de ataque funciona. Tome nota:
Badges: ao selecionar este modo de ataque, todos os seus “tiros” irão para o jogador com mais kills (badges) da partida. Se você derrotar o sujeito com mais badges, herdará todas as kills dele… e também se tornará o novo alvo para todo mundo que escolher o padrão de ataque Badges, ou seja, a estratégia é meio que uma faca de dois gumes.
KO: seus tiros acertarão a tela de jogadores que estejam perto da “morte” (aka com suas peças empilhadas até quase o topo da tela). Quem leva a badge, porém, é quem deu o último “tiro” antes do player se dar mal. Uma tática útil para diminuir o número de players na partida.
Attacker: este é um padrão de contra-ataque, pois seus tiros serão direcionados aos jogadores que estão mirando em você ou te atacando. Essa estratégia é recomendada para partidas já avançadas, com menos de 30 jogadores em campo.
Random: como o nome sugere, seus tiros serão aleatórios, caindo em qualquer player que esteja na partida. Nada muito estratégico, mas pode ser usado nos primeiros minutos de jogatina, antes que alvos mais coerentes sejam revelados.
Regra geral: como de praxe, quanto mais linhas você limpar de uma vez, mais lixo será despejado na tela do seu alvo. Então, ao invés de ficar limpando uma linha por vez, planeje-se para fazer combos de no mínimo 2 linhas.
Regra geral 2: é possível alternar entre o próximo bloco que cairá na sua tela com os botões L e R. Organize seu “tabuleiro” e tente guardar as peças mais matadoras para um momento que viabilize um combo épico!
Defendendo
Na lateral esquerda do seu display, há um mostrador que ilustra como está a situação do lixo que vai cair na sua tela. Destaco o espaço designado a eles na imagem abaixo:
Esses blocos são inicialmente da cor cinza, mas vão mudando para amarelo, vermelho e logo começarão a piscar. Quando eles estiverem piscando, se prepare, pois o equivalente destes blocos em linhas irá brotar na sua tela assim que você alocar seu próximo bloco.
Há uma maneira de retardar este avanço: quando houver blocos para cair no seu jogo, cada linha que você completar não mais será usada para “atacar” os adversários, mas para retardar o despejo do lixo inimigo na sua tela, te dando mais tempo para administrar a situação.
Não teve jeito? Pois bem, as linhas atiradas contra você irão surgir na parte de baixo da sua tela, complicando a sua vida. O lado “bom” é que essas linhas não são fixas, e podem ser eliminadas da forma tradicional — encaixando novos blocos nos locais adequados.
Agora é só curtir!
Não tem muito mais o que explicar sobre Tetris 99. De resto, ele é aquele mesmo Tetris que a gente vem jogando nos últimos 30 e poucos anos, mas com o plot twist do multiplayer e esse lance estratégico de saber atacar e se defender.
Se você for como eu, talvez suas partidas acabem exatamente como as de um Battle Royale tradicional: você vai morrer sem saber de onde veio o tiro, nem quem te matou. Mas ei, este é o primeiro Battle Royale que realmente me divertiu, e é também um que me trouxe real satisfação ao ser o vencedor de uma partida!
No mais é isso. Eu demorei um bocado para entender as regrinhas do jogo, mas espero que essas dicas te ajudem. Boa sorte e boa jogatina! 😉
Tetris 99 foi lançado em 13 de fevereiro, exclusivamente para o Nintendo Switch. O jogo é gratuito, mas você precisar pagar o serviço Nintendo Switch Online para poder jogá-lo (afinal, ele é obrigatoriamente online).