Diga olá ao Playstation 4 Pro, a atualização com 4K e HDR do console da Sony.
A Sony veio a público hoje apresentar o Playstation Neo, que na verdade, se chama Playstation 4 Pro, e oferecerá sim novo recursos e será mais poderoso do que o console original, porém com a mesma biblioteca.
De cara, o anúncio do 4K confirma que o console terá sim suporte a esta resolução. Porém, é necessário que o dono do console também tenha, naturalmente, uma televisão com esta tecnologia. Muitos podem dizer que ainda é cedo para esta investida, mas lembre-se que Xbox 360 e Playstation 3 apostaram no HDMI em uma época em que nem 50% dos lares dos Estados Unidos contavam com suporte aos 720p. Os novos recursos permitirão maior profundidade dos desenvolvedores com kits já conhecidos, mas ainda é cedo para contarmos com uma resposta tangível, tanto nos jogos quanto para o público.
O HDR também será suportado pelo console, escurecendo ainda mais os ambientes escuros, e dando ainda mais vida para locais abertos, com muita luz. Mas, novamente, tal recurso apenas será visível em aparelhos que contem com esta tecnologia. O mesmo fator comentado na questão do 4K se faz presente aqui. Mas a Sony promete desempenho superior mesmo para quem não tem tais tecnologias, em comparação ao console original.
Todos os jogos do PS4 Pro serão compatíveis com o console original, porém vai depender dos desenvolvedores quais recursos a mais estarão no novo console e se de fato, irão funcionar de maneira apropriada, já que a ideia aqui é mais “troquei de configurações de PC para jogar o que já tenho e futuros lançamentos”, do que um “comprei um console novo”. Mass Effect Andromeda será um dos jogos que terá suporte, oferecendo melhor experiência no Pro, o mesmo acontecerá com o game do Spider Man, apresentado nesta E3.
Para o hardware, além da já comentada compatibilidade com toda a biblioteca do PS4, o Pro terá um pouco mais que o dobro de poder na sua GPU, com velocidade maior na CPU. E, mesmo com o maior poder, o console não terá jogos exclusivos. O evento também aproveitou para anunciar o PS4 Slim, que chegará no dia 15 de setembro, nos Estados Unidos, pelo valor de US$299. O PS4 Pro estará nas lojas no dia 10 de novembro, por US$399.