Documentário Eclipse continua com as comemorações dos 50 anos de The Dark Side of the Moon
O Pink Floyd continua a comemoração do 50º aniversário do icônico álbum The Dark Side of the Moon com o lançamento de um novo filme de 30 minutos intitulado Eclipse. O documentário, disponibilizado exclusivamente no canal do YouTube da banda como parte das “Sextas do Floyd” em 13 de outubro, registra um grupo de fãs sortudos que voaram para a Austrália Ocidental para vivenciar um raro eclipse solar total enquanto ouviam o álbum na íntegra.
Em 20 de abril de 2023, a sombra da lua tocou a Austrália Ocidental, passando pelo Parque Marinho Ningaloo em Exmouth, listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Sob a orientação do longo colaborador criativo do grupo, Aubrey ‘Po’ Powell, o Pink Floyd deu a oito fãs australianos, apelidados de “The Astronome Domine Eight”, a chance única de ouvir The Dark Side of the Moon em sincronia com o eclipse total do sol.
O documentário, criado por Powell, Benny Trickett (diretor) e Fiz Oliver (produtora), segue os oito fãs enquanto experimentam essa experiência única ao lado de uma pirâmide construída especialmente para o evento. Desde a inscrição para a viagem até as emoções pós-experiência, o filme captura a jornada deles. Moradores locais e outros participantes também compartilham suas experiências.
Além disso, o Pink Floyd está incentivando os fãs a tocarem The Dark Side Of The Moon durante o grande eclipse em 14 de outubro nas Américas. Uma campanha nas redes sociais da banda convida os fãs a compartilharem vídeos e fotos de suas experiências usando #pfeclipse, com os melhores sendo repostados pela banda.
Em paralelo, uma experiência imersiva com imagens do sistema solar e além está sendo exibida em planetários ao redor do mundo, acompanhando toda a reprodução de The Dark Side Of The Moon. A exibição incorpora temas futuristas e retrô, proporcionando uma experiência audiovisual envolvente.
O novo remasterizado The Dark Side Of The Moon será lançado independentemente em CD, LP e Blu-ray em 13 de outubro, marcando a primeira vez que o remaster do álbum estará disponível por si só. O Blu-ray inclui Dolby Atmos e uma mixagem 5.1 Surround, juntamente com a versão remasterizada em estéreo, além de brindes comemorativos, adesivos e um livreto de 24 páginas.
Pré-encomendas estão disponíveis em PinkFloyd.lnk.to/DarkSide50thBreakouts.