Doom completa 30 anos, e Romero e Carmack se reuniram para comemorar a data

11 de dezembro de 2023
Doom completa 30 anos, e Romero e Carmack se reuniram para comemorar a data

Em 10 de dezembro de 1993 Doom era lançado, sendo uma verdadeira revolução em sua época, tanto para o gênero dos FPS, para a história dos video games, e também ao causar pânico gerais em pais, mães e órgãos de classificação etária. E agora, no aniversário de 30 anos de Doom, seus lendários criadores: John Romero e John Carmack, se reuniram em uma livestream para relembrar a produção deste clássico!

Os dois “Johns” de Doom relembraram os desafios e principalmente os bons momentos da produção do clássico. Carmack, por exemplo, relembrou que inicialmente ele queria colocar mais cor e efeitos mais “brilhantes” no game original, comentando que acredita que o Episódio Um do primeiro Doom, que tinha uma temática mais militar, envelheceu melhor nestes 30 anos do que os episódios seguintes do game, mais focados nos demônios e em explorar o inferno.

Romero comentou como o timing da criação de Doom foi excelente, pois após a transição para os gráficos 3D, ficou muito mais difícil desenvolver games, em especial com a limitação de quantos inimigos era possível colocar na tela ao mesmo tempo. Ele ainda elogiou o trabalho que eles tiveram na criação da engine do game, comparando com as engines de Wolfenstein, que tornavam o level design de seus mapas “muito chato”.

Ambos os desenvolvedores compartilharam muito mais memórias sobre o tempo que trabalharam juntos na id Software e no desenvolvimento do primeiro Doom, encerrando a livestream agradecendo a todos os jogadores que mantém a memória de Doom viva até hoje, e agradeceram a todos por simplesmente jogarem os games que eles criaram.

E nós aqui na Arkade não podemos comemorar a data sem celebrar Doom da forma que mais gostamos: Que é relembrando todos os ports absurdos que o game já recebeu! De motosserras, testes de gravidez e, mais recentemente um par de brincos, Doom é um game que ninguém tem desculpas para não jogar, afinal, ele roda em quase tudo!

(Via: PC Gamer)

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais