Com Doom completando 21 anos, criador revela imagens inéditas da produção do game

12 de dezembro de 2014

Com Doom completando 21 anos, criador revela imagens inéditas da produção do game

Para comemorar o 21º aniversário do shooter, seu criador, John Romero, divulgou toneladas de imagens jamais vistas pelo público. Da capa “original” do segundo game à pilhas de cadáveres e animações grotescas, o material revela um pouco mais dos bastidores da produção deste clássico.

Saca só, começando pela primeira versão da cover art de Doom 2, desenhada por Julie Bell (uma artista norte-americana talentosíssima que mistura fantasia e realismo em suas obras). Mais tarde ela seria trocada pela icônica ilustração de Gerald Brom:

Com Doom completando 21 anos, criador revela imagens inéditas da produção do game

Além da capa, Romero mostrou mais do material usado no game, incluindo texturas, animações, ilustrações e até bonecos (boa parte dos monstros e objetos usados no game eram baseados em esculturas feitas em argila e látex):

Com Doom completando 21 anos, criador revela imagens inéditas da produção do game

Versão 0.9 da BFG, que atirava bolas de energia de várias cores e causava lentidão nos bons e velhos computadores de 1993

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Desenho feito à mão por Adrian Carmack; após ser escaneado ele viraria uma textura do game

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Imagem escaneada do boneco do Spiderdemon Mastermind que seria usado no game

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Aquele demônio rosa que atormentava os jogadores teve seu desenho e animação baseados em um dinossauro de brinquedo

Com Doom completando 21 anos, criador revela imagens inéditas da produção do game

Se dependesse de tudo o que foi pré-produzido para o jogo, o icônico “Doom guy” teria animações de morte ainda mais cruéis

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A turma da id Software e seus bonecos medonhos em uma foto de 1994

Doom foi desenvolvido pela turma da id Software e lançado em 1993, com o programador John Carmack responsável pelo motor de jogo; Sandy Petersen e o próprio John Romero no design dos cenários; Adrian Carmack, Kevin Cloud e Gregor Punchatz assinando a parte gráfica, além, é claro, de vários colaboradores.

Ironicamente, Tom Hall, co-fundador da empresa e autor de um documento de design extremamente elaborado chamado “Doom Bible” (ou a “Bíblia Doom”, que pode ser vista na íntegra neste link), acabou resignando do projeto e deixando a id Software após vários desentendimentos com Carmack. Hall queria um jogo mais complexo em personagens e narrativa – e com menos violência.

Não deixe de conferir mais imagens da produção de Doom no Twitter de Romero, elas formam um pedaço da história dos jogos que definitivamente vale a pena ser lembrado.

(Via: Polygon)

Daniel Zimmermann

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