Doom e Final Doom de PS1 “participam do De Volta Para Minha Terra” e ganham port de fãs para PC
Calma, desta vez não vamos falar de Doom rodando em abridor de lata, em uma pipoqueira ou qualquer outra bugiganga que andam colocando o game ultimamente. Desta vez, vamos falar de uma “volta para casa”, com um port, digamos… reverso.
A versão de Doom para PlayStation não foi a primeira adaptação do original de PC, já que o game já rodava em um monte de sistemas logo em seus primeiros anos, como Jaguar, 3DO e até o Super Nintendo, mas o port para o console da Sony foi um dos mais populares, principalmente porque o PlayStation vendeu muito e muita gente tinha um console destes em casa.
O port conta características interessantes, como a trilha sonora atmosférica maravilhosamente composta por Aubrey Hodges.
E, em uma espécie de “De Volta Para Minha Terra”, tanto a versão original de Doom para PlayStation quanto o Final Doom foram portados de volta para PC graças aos esforços de BodbDearg, o criador do PsyDoom.
“Este projeto faz a engenharia reversa do PlayStation Doom e do Final Doom para PC”, diz a página do GitHub do projeto. “O código é derivado diretamente do código original do PlayStation e agora é executado nativamente em sistemas modernos, tendo sido gradualmente convertido de instruções MIPS emuladas para código C++ estruturado ao longo do tempo.”
O que é realmente impressionante neste projeto é que os jogos se beneficiam de recursos modernos, como visuais em alta resolução e suporte widescreen. Além disso, você pode criar mods (sinônimo de Doom, aliás) e adicionar outros recursos interessantes.
“O port é altamente preciso em termos de jogabilidade e foi verificada para reproduzir exatamente tudo de Doom e Final Doom do PSX (NTSC & PAL), usando as entradas originais do jogador armazenadas em demos”, continua BodbDearg. “O jogo também não possui dependências externas e só precisa de um arquivo .cue válido do disco original do jogo para ser executado.”
O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.
Confira nossas notícias diretamente no Telegram
E conheça nosso servidor no Discord