Doom está disponível em mais uma nova plataforma: Ondas de áudio!
Olá de novo! Estamos aqui novamente para ver mais uma plataforma inesperada que recebeu um port de Doom! E é com bastante alegria que digo que parece que Doom, que já há uns bons anos vem recebendo ports inusitados, entrou na era dos ports “impossíveis”, e o mais novo deles é… ondas sonoras!
Voltando para as aulas de física do Ensino Médio, os sons se propagam através de ondas, de forma bem literal, em ondas que sobem e descem. É possível visualizar essas ondas através de um espectrograma, um gráfico que representa essas ondas de forma visual. E se é possível “ver” sons, então porque não transformá-los em imagens? Pois essa foi a ideia do usuário do Reddit Wojtek-Graj, que transformou Doom em ondas sonoras e de forma jogável!
Para mostrar seu port rodando, o criador do port usou um espectrograma para mostrar o game rodando, lento, mas funcional! Confira aí:
O game é renderizado frame a frame de forma lenta, mas como é possível ver no vídeo, é possível jogar Doom através de trilhas sonoras. Inclusive, o game não está sendo jogado utilizando controles ou teclados, mas também através de áudio. Usando um microfone, certas frequências de sons foram mapeadas para comando específicos, como por exemplo mover-se, virar a câmera e trocar de arma, como visto no vídeo acima. Infelizmente, jogar Doom por ondas de áudio impossibilita ouvirmos sua trilha sonora e sons ingame. Limitações da plataforma né.
Eu já até desisti de tentar prever qual será a próxima plataforma que conseguirá rodar Doom, pois praticamente toda plataforma VAI rodar o game em algum momento. Mas desde que vimos Doom rondando em uma bactéria intestinal, não há mais limite para onde o game vai rodar da próxima vez.
E, como sempre, vamos relembrar as plataformas que já receberam port de Doom, com a já mencionada bactéria intestinal, além de uma motosserra, painel de Porche, touchbar de um MacBook, câmera Digital, Playdate, geladeira, no Game Watch da Nintendo, numa Calculadora Científica energizada por 700 batatas, em um teste de gravidez, através de um GIF, diretamente pelo Twitter, usando um telefone de disco como controle, um bloquinho de Lego, dentro do próprio Doom, num trator agrícola, dentro do Bloco de Notas do Windows, um menu de Teletexto de TV e até um par de brincos!
E bem, se é pra especular, vou chutar que ainda veremos Doom rodando em uma máquina de ressonância magnética!
(Via: Kotaku)