E se GoldenEye 007 fosse um “clone” de Virtua Cop? Pois isso quase aconteceu.

30 de novembro de 2022
E se GoldenEye 007 fosse um "clone" de Virtua Cop? Pois isso quase aconteceu.

Lá nos anos 90, alguns gêneros eram bem populares, e hoje são praticamente inexistentes. Se os games de plataforma e luta seguem populares e com novidades até hoje, os jogos “Rail shooter” como Virtua Cop ou Time Crisis, são praticamente gêneros “do passado”, deixados para um limbo onde apenas fãs de jogos antigos vão lá explorar tais games.

Mas, sabia que até GoldenEye 007, um lendário game de Nintendo 64, que ajudou a definir o conceito de FPS nos consoles, poderia ter sido um destes games? Que, sabendo como é o cenário atual, poderia ter sido, ao invés de um clássico, mais um game esquecido.

Já faz um tempo que um dos desenvolvedores do clássico game da Rare, David Doak, contou que o shooter com James Bond foi concebido, no começo, como um jogo de tiro em trilhos. Desde 2012, sabe-se que essa era a intenção original dos ingleses, que aproveitariam uma tendência daquela época para emplacar um concorrente para SEGA e Namco.

Vale lembrar, também, que a Rare, apesar de vinculada à Nintendo pela sua história, também se aventurava nos arcades. O que justificaria uma ideia de levar o game de tiro para os trilhos, mesmo que o game fosse apenas um lançamento de Nintendo 64 e não dos arcades.

Veja, abaixo, um pouquinho de como seria o game. É possível ver o mesmo visual que temos na versão final, mas com o formato de “trilhos”. É um vídeo promocional do console e o momento de GoldenEye 007 nele é no minuto 4, mas já deixamos pronto pra você aqui, é só dar o play:

Doak falou, em outra oportunidade, sobre como o jogo foi originalmente programado: “o movimento do jogador era automático e seguia um caminho roteirizado. O design original era sobre um jogo que seria mais parecido com Virtua Cop / Time Crisis“. Há um outro vídeo, da SpaceWorld de 1995, que também mostra o game neste formato:

GoldenEye 007 comemorou 25 anos agora em 2022. E possui tanta história para contar que um documentário sobre o seu desenvolvimento foi produzido. Nele, figuras envolvidas com o desenvolvimento, além de jogadores e fãs compartilham um capítulo extremamente importante da história dos videogames.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais