E se… o Daigo tivesse perdido aquele round incrível de Street Fighter III no EVO 2004?
Quando se fala em eSports, hoje em dia tudo gira em torno de títulos populares, como Rainbow Six, Fortnite e League of Legends.
Mas, muito antes disso, lá no início dos anos 2000, já existia um torneio de jogos de luta que sempre foi muito popular: o EVO, que recentemente foi comprado pela Sony.
O antológico EVO 2004
No EVO, os maiores nomes dos jogos de luta se enfrentavam em lutas épicas em alguns dos fighting games mais populares. Um dos grandes nomes do cenário sempre foi Daigo Umehara, pro-player de Street Fighter que protagonizou uma das viradas mais incríveis da história dos eSports.
Me refiro claro, à sua luta contra Justin em Street Fighter III, durante o EVO 2004: com seu Ken quase sem vida, ele conseguiu aplicar uma série perfeita de tech hits, evitando TODOS os golpes do especial da Chun Li, e ainda abrindo a oportunidade de encerrar o round com um combo matador.
Relembre este momento arrepiante abaixo:
É interessante notarmos que a grandiosidade do momento não tem nada a ver com a estrutura, nem com o lugar. O EVO, nessa época tinha pouco tempo de existência, e era basicamente “uma salinha” lotada de nerds. Algo bem diferente dos torneios milionários de hoje em dia, que lotam arenas e contam com equipes uniformizadas, patrocinadores, premiações insanas, e tudo mais.
Confesso que eu não sou um grande apreciador de competições de eSports em geral (nem de esportes, mesmo), mas esse momento é simplesmente épico demais para não ser apreciado. A rapidez das reações, o sangue frio, a empolgação ensurdecedora do público… tudo contribui para a criação de uma situação que ainda é absolutamente única e incrível na história dos torneios de videogame.
Tão único que segue sendo celebrado até hoje, e recentemente ganhou até uma “versão anime”, se liga:
E se…?
Em uma sequência de tech hits tão longa como essa, em um momento tão crítico da luta, diante da pressão de um torneio, muita coisa poderia ter dado errado… mas não deu, graças à habilidade e perícia de Daigo nos controles, em uma sequência perfeita de tech hits que acabou sendo apelidada de “Daigo Parry“.
Mas… e se ele tivesse errado?
O vídeo abaixo é um compilado das diversas maneiras que esse momento épico poderia ter sido arruinado: ele poderia ter errado um tech hit em diversos momentos do combo de seu oponente, ou optado por um contra-ataque menos poderoso que não venceria o round, e tornaria tudo muito menos incrível.
É um exercício de “e se” muito interessante, confira:
Esse vídeo se esforça para recriar o momento crítico da luta de Daigo X Justin com exatidão — o cenário e até os trajes dos lutadores são os mesmos –, mas é apenas isso: a recriação analítica de um momento épico que explora todas as possibilidades que poderiam ter dado errado.
Mas, nada deu errado. Daigo Umehara fez por merecer seu título de “jogador profissional” e nós, amantes de videogames, ganhamos um momento histórico para continuarmos relembrando, quase 20 anos depois.
Curiosamente, Daigo não foi o campeão desse ano (ele perdeu a final para Kenji Obata), mas quem é que liga para isso? O que realmente entrou para a história como o “Official Evo Moment #37” foi o épico “Daigo Parry“, que poderia ter dado errado de muitas maneiras… mas não deu.
E o resto é história. 😉
(Via: Youtube)