EA anuncia a data de lançamento do remake de Dead Space

13 de maio de 2022
EA anuncia a data de lançamento do remake de Dead Space

Sem muita pompa, sem muito alarde, eis que surge no Twitter oficial de Dead Space (logo depois repostado na conta da EA) o anúncio oficial da data de lançamento do aguardado remake de Dead Space.

https://twitter.com/deadspace/status/1524814759157084162?cxt=HHwWhMClvbq8nakqAAAA

Na verdade, esse pronunciamento aconteceu em uma live transmitida pelo canal oficial da marca no Youtube. De uma forma ou de outra, não há mais dúvidas: o jogo será lançado para Playstation 5, XBox Series X|S e PCs no dia 27 de janeiro de 2023. O vídeo pode ser visto, na íntegra, abaixo:

Alguns outros materiais também publicados no canal, uma coleção intitulada Art Deep-Dive, tratam de temas específicos e do estágio de produção atual do jogo, que se encaminha para a fase de finalização, testes e refinamento.

O primeiro deles fala da concepção e da implementação de ambientes imersivos que se apropriem das especificidades e do poder dos consoles de nova geração. Veja:

O segundo se dedica a discorrer um pouco mais sobre os efeitos visuais e traz um detalhamento bem interessante sobre, por exemplo, a preocupação com os efeitos realistas de partículas, como faíscas, fogo, fumaça, pequenas explosões e coisas do tipo.

O video é bastante didático e bem generoso com vários detalhes. Ao mesmo tempo, é sintomático em relação ao clima e ao tom que os desenvolvedores pretendem estabelecer (ou resgatar) para a franquia. Assista:

A modelagem de personagens é o tema do terceiro vídeo da série, destacando não só o conceito do protagonista, como também o de uma das criaturas mais icônicas do jogo, os chamados Necromorphs.

Uma vez mais, é possível perceber que esse remake tem muita preocupação em honrar a versão original com fidelidade, mas ao mesmo tempo garantindo uma minúcia nos detalhes para realmente fazer valer a pena estar fazendo o jogo do zero e não só remasterizando o material base. Confira:

Nenhum jogo de terror que se dê ao respeito está completo sem um sistema de efeitos de iluminação sofisticado e cheio de nuances que intensificam o clima em ambientes apertados e com pouca intensidade de luz. O quarto vídeo da série se dedica a demonstrar o quão preocupados os produtores estão com esse elemento estético e também narrativo do game.

Ao apontar para tipos diferentes de fontes diegéticas de luz, temperatura de cor e relação da iluminação com outros elementos dinâmicos, há uma clara proposta de proporcionar uma experiência imersiva e quase opressora ao jogador, retomando valores intrínsecos que tanto destacaram a obra original. Entenda:

Enquanto o game original foi criado pela finada Visceral Games, a nova versão está a cargo da equipe da Motive Studios, subsidiária da EA sediada em Montreal, no Canadá, e que trabalhou anteriormente em Star Wars Battlefront II e Star Wars Squadrons, ambos muito bem avaliados por público e crítica, mesmo com o controverso sistema de microtransações adotado — e depois corrigido — no primeiro.

Para quem não se lembra ou não teve a oportunidade de jogar, Dead Space narra a jornada de Isaac Clarke, um engenheiro desavisado trabalhando em uma missão de manutenção da nave USG Ishimura. Ao se ver diante um verdadeiro pesadelo onde toda a tripulação da estação foi massacrada e criaturas monstruosas o espreitam em cada canto, resta ao inesperado protagonista tentar sair vivo de lá, descobrir o que aconteceu com sua namorada desaparecida e, se possível, entender essa loucura toda antes de perder o que lhe sobrou de sanidade.

Basta, agora, aguardar o início do ano que vem para que saibamos se a nova versão será bem sucedida e se abrirá espaço para que se refaça também o segundo e o terceiro jogos (quem sabe até corrigindo os eixos deste último) ou até se a franquia seguirá um caminho diferente e original. Torçamos.

(Via: Assessoria EA)

Paulo Roberto Montanaro

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