EA anuncia a data de lançamento do remake de Dead Space
Sem muita pompa, sem muito alarde, eis que surge no Twitter oficial de Dead Space (logo depois repostado na conta da EA) o anúncio oficial da data de lançamento do aguardado remake de Dead Space.
Na verdade, esse pronunciamento aconteceu em uma live transmitida pelo canal oficial da marca no Youtube. De uma forma ou de outra, não há mais dúvidas: o jogo será lançado para Playstation 5, XBox Series X|S e PCs no dia 27 de janeiro de 2023. O vídeo pode ser visto, na íntegra, abaixo:
Alguns outros materiais também publicados no canal, uma coleção intitulada Art Deep-Dive, tratam de temas específicos e do estágio de produção atual do jogo, que se encaminha para a fase de finalização, testes e refinamento.
O primeiro deles fala da concepção e da implementação de ambientes imersivos que se apropriem das especificidades e do poder dos consoles de nova geração. Veja:
O segundo se dedica a discorrer um pouco mais sobre os efeitos visuais e traz um detalhamento bem interessante sobre, por exemplo, a preocupação com os efeitos realistas de partículas, como faíscas, fogo, fumaça, pequenas explosões e coisas do tipo.
O video é bastante didático e bem generoso com vários detalhes. Ao mesmo tempo, é sintomático em relação ao clima e ao tom que os desenvolvedores pretendem estabelecer (ou resgatar) para a franquia. Assista:
A modelagem de personagens é o tema do terceiro vídeo da série, destacando não só o conceito do protagonista, como também o de uma das criaturas mais icônicas do jogo, os chamados Necromorphs.
Uma vez mais, é possível perceber que esse remake tem muita preocupação em honrar a versão original com fidelidade, mas ao mesmo tempo garantindo uma minúcia nos detalhes para realmente fazer valer a pena estar fazendo o jogo do zero e não só remasterizando o material base. Confira:
Nenhum jogo de terror que se dê ao respeito está completo sem um sistema de efeitos de iluminação sofisticado e cheio de nuances que intensificam o clima em ambientes apertados e com pouca intensidade de luz. O quarto vídeo da série se dedica a demonstrar o quão preocupados os produtores estão com esse elemento estético e também narrativo do game.
Ao apontar para tipos diferentes de fontes diegéticas de luz, temperatura de cor e relação da iluminação com outros elementos dinâmicos, há uma clara proposta de proporcionar uma experiência imersiva e quase opressora ao jogador, retomando valores intrínsecos que tanto destacaram a obra original. Entenda:
Enquanto o game original foi criado pela finada Visceral Games, a nova versão está a cargo da equipe da Motive Studios, subsidiária da EA sediada em Montreal, no Canadá, e que trabalhou anteriormente em Star Wars Battlefront II e Star Wars Squadrons, ambos muito bem avaliados por público e crítica, mesmo com o controverso sistema de microtransações adotado — e depois corrigido — no primeiro.
Para quem não se lembra ou não teve a oportunidade de jogar, Dead Space narra a jornada de Isaac Clarke, um engenheiro desavisado trabalhando em uma missão de manutenção da nave USG Ishimura. Ao se ver diante um verdadeiro pesadelo onde toda a tripulação da estação foi massacrada e criaturas monstruosas o espreitam em cada canto, resta ao inesperado protagonista tentar sair vivo de lá, descobrir o que aconteceu com sua namorada desaparecida e, se possível, entender essa loucura toda antes de perder o que lhe sobrou de sanidade.
Basta, agora, aguardar o início do ano que vem para que saibamos se a nova versão será bem sucedida e se abrirá espaço para que se refaça também o segundo e o terceiro jogos (quem sabe até corrigindo os eixos deste último) ou até se a franquia seguirá um caminho diferente e original. Torçamos.
(Via: Assessoria EA)