EA Play Live, apresentação da EA que ocorre durante a E3, foi cancelada
Já faz anos desde que a EA anunciou sua saída da E3, dando início ao evento EA Play Live, que ocorre do lado de fora da conferência (que vem encarando muitas quedas de relevância e problemas causados pela covid-19), anualmente durante a semana da E3. Mas agora, esse evento foi cancelado para 2022, e possivelmente para o futuro daqui em diante.
A razão para o cancelamento do evento, segundo a EA, é que não será possível apresentar tudo o que a publisher está trabalhando em apenas um único dia, dessa forma, o intuito agora é focar em anúncios e apresentações individuais e múltiplas ao longo do ano. Podemos dizer, trocando em miúdos, que a fórmula do Nintendo Direct, que foi copiada para o State of Play da Playstation, agora também será usada pela EA.
Abaixo você confere a declaração da EA em relação ao cancelamento (tradução livre):
“Nós amamos a EA Play Live pois é a nossa forma de nos conectarmos com nossos jogadores e compartilhar o que há de novo com todos vocês. Entretanto, esse ano as coisas não estão se alinhando para que possamos mostrá-los tudo em um único dia. Nós temos coisas incríveis acontecendo em nossos estúdios de nível internacional e este ano nós revelaremos muito mais sobre esses projetos quando for a hora certa para cada um deles. Estamos ansiosos para passarmos um tempo com vocês ao longo do ano!”
A EA Play Live, que já nos últimos anos vem se distanciando cada vez mais da E3, está então encerrada em seu formato padrão de conferência. Isso é algo que reforça ainda mais a tendência de queda de relevância nos grandes eventos, como a própria E3, que servia para apresentar tudo junto num só lugar e data.
Cada vez mais as produtoras e publishers focam em seus próprios eventos menores, que são mais fáceis de produzir e muito mais acessíveis ao público. Além de quebrar a “cobrança” de segurar todos os anúncios para o mês de junho (sem contar nos inevitáveis vazamentos que sempre ocorrem dias antes desses grandes eventos).
Já sobre a E3, este ano ela seguirá em formato totalmente digital, evitando aglomerações. No entanto, resta saber se as produtoras ainda embarcarão na proposta, visto que EA, Playstation e a Ubisoft, além de outras, não se apresentam mais no evento.
(Via: Kotaku)