Easter egg de Karateka para Apple II invertia o jogo com o disquete colocado de cabeça para baixo

8 de julho de 2021
Easter egg de Karateka para Apple II invertia o jogo com o disquete colocado de cabeça para baixo

Karateka foi um dos primeiros side-scroller de todos os tempos, lançado em 1984, pela Broderbund. A Broderbund trouxe bons games no passado, como o jogo da Carmen Sandiego, e Prince of Persia, feito por Jordan Mechner, o mesmo que trabalhou em Karateka.

O game, que chegou primeiro ao Apple II, e depois ganhou versões posteriores para NES e Game Boy, esconde um easter egg simples, porém muito interessante, e que mostra muita criatividade, em sua versão para o computador da Apple. Bastava apenas colocar o disquete do jogo de cabeça para baixo, para inicializar o jogo também de cabeça para baixo.

Para mostrar como funciona um truque que nos leva aos primórdios dos videogames para computadores, e que também entregam o bom trabalho que houve para programar esta brincadeira, o canal do Youtube Geek with Social Skills, que estava testando o game, recebeu uma notificação de que poderia tentar colocar o disco de cabeça para baixo.

E, ao fazê-lo, o game simplesmente se iniciou de cabeça para baixo: a tela de título, a introdução e todo o game rodou de maneira contrária, muitos anos antes do castelo invertido de Castlevania: SOTN. Veja no vídeo abaixo:

Mechner já falou sobre esta brincadeira no passado. Explicou que esperava que as pessoas, colocando o disquete sem querer de cabeça para baixo, ligassem para o suporte reclamando que o jogo estava com defeito. Disquetes de 5 1/4, comuns nos anos 80, eram facilmente confundidos, podendo sim ser colocados por acidente na posição errada.

“Quando a pessoa ligava ao suporte técnico, o representante poderia dizer: ‘bem, coloque o disco de cabeça para baixo’. E esta pessoa pensaria, pelo resto da vida, que é assim que o game funcionava”, explicou, compartilhando o curioso senso de humor que os envolvidos tinham no desenvolvimento do game.

Mechner ainda disse que não acreditava que a Broderbund iria aprovar a brincadeira, pois isso exigiria mudar a linha de montagem do game. Mas o bom sendo de humor do presidente da Broderbund permitiu que a ideia fosse levada adiante, garantindo assim, um dos primeiros e mais curiosos easter eggs de todos os tempos.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais