Elden Ring perde o posto de jogo mais vendido do Steam

23 de maio de 2022
Elden Ring perde o posto de jogo mais vendido do Steam

Na última terça-feira(10/05), Elden Ring perdeu o posto de jogo mais vendido da Steam para We Were Here Forever, puzzle indie da Total Mayhem Games, lançado em maio. As informações foram divulgadas de própria empresa, em comunicado oficial publicado no site.

Com mais de 126 horas para zerar, de acordo com o HowLongToBeat, o novo Soulslike da From Software se mantém popular desde o lançamento, que aconteceu em fevereiro. Porém, esta semana, cedeu o primeiro lugar do ranking para o novo game indie disponível.

Mesmo assim, Elden Ring continua com dados impressionantes, batendo o recorde de RPG com maior número de cópias vendidas em um mês, atingindo a marca de 12 milhões em março de 2022.

Além disso, o jogo ainda ocupa o segundo lugar no ranking de vendas no Brasil, e terceiro em vendas globais, mesmo após três meses de lançamento.

Dessa forma, Elden Ring conquistou o antigo posto de Dark Souls 3 como o jogo da Bandai Namco que vendeu mais, em menos tempo. A From Software, desenvolvedora do game, possui diversos títulos em rankings de mais popular, como Sekiro Shadows Die Twice.

Por que Elden Ring teria perdido seu posto

De acordo com especialistas, Elden Ring foi avaliado entre um dos melhores jogos dos últimos tempos, com média 9.5 de 10, marcado por uma história rica e sangrenta, que deixou os fãs da fantasia e desafio prontos para aproveitar um universo vasto e grande dificuldade por centenas de horas.

No entanto, o lançamento de um game indie de pequena proporção foi capaz de tirar o posto do jogo em sua primeira semana.

Isso pode ter acontecido por alguns motivos, como, por exemplo, a acessibilidade do game. Isso porque Elden Ring está disponível para PC (via Steam), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S, uma série de consoles com valores mais altos de aquisição.

No entanto, nem todos os gamers podem ter essas plataformas. Segundo uma pesquisa feita pela Kanter IBOPE Media e divulgada pela Betway Insider em sua matéria especial, 83% dos gamers brasileiros jogam em smartphones. O motivo para tanto sucesso é justamente a acessibilidade que os celulares oferecem.

Além disso, a transmissão de jogos indie é incentivada por streamers de plataformas de conteúdo, especialmente a Twitch, mais popular do ramo no momento. Com apenas dois meses em 2022, o site chegou a 230 bilhões de horas assistidas, um aumento de quase 5% em relação ao ano passado. São mais de 8,6 milhões de criadores de conteúdo mensalmente streamando.

Com isso, existe mais incentivo para os usuários conferirem esse tipo de lançamento, o que contribuiu para tirar o posto de Elden Ring na Steam.

Acessibilidade de jogos indie também contribui para sua popularidade

Ainda, realizar a transmissão de games acessíveis e indies também é mais acessível para streamers que estão começando sua carreira, e não possuem renda suficiente para investir em jogos como os Soulslike, ou mesmo consoles que permitam rodar esses jogos.

É o caso de BelaBM, que precisa conciliar o trabalho com a vida pessoal para alcançar uma renda que atenda às suas necessidades, como confessou em entrevista para a Betway, site de e-Sports bets.

“Nessa época eu acabo negligenciando meus amigos, mas hoje procuro um equilíbrio melhor”, comenta a gamer na matéria.

Isso acontece principalmente porque a Twitch, bem como outras plataformas similares de “trabalho independente”, não reconhecem os streamers como funcionários. Isso significa que não existe vínculo empregatício entre a plataforma e quem gera audiência para ela, como explica a Betway.

Dessa forma, Were Here Forever, o puzzle indie, acabou tendo uma estreia popular, superando um dos títulos mais esperados de 2022. No entanto, expectativas indicam que logo o jogo pode retornar para o primeiro lugar do ranking, e continuar com seu legado de recordes principalmente pela facilidade de jogo e acessibilidade de aquisição.

Comente nas redes sociais