Embaixadas de países nórdicos lançam concurso de games sobre prevenção da corrupção
O Projeto Diálogos Nórdicos, junto do CADE e do PNUD, lançou um concurso de games. O grupo, composto pelas embaixadas dos países nórdicos (Suécia, Dinamarca, Finlândia e Noruega), mais o Instituto Cultural da Dinamarca, está na busca de um projeto de game focado na Internet e dispositivos móveis, com o tema de prevenção à corrupção.
O comunicado do projeto explica que a iniciativa tem como objetivo, “apoiar, através do entretenimento, a construção de um ambiente eticamente saudável, que estimule a construção coletiva de ferramentas de transformação social, e a participação da sociedade na promoção de ações nas áreas de integridade e transparência”.
O CADE, que é o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiça, e o PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento são parceiras neste concurso. As propostas podem ser inscritas até o dia 13 de outubro e devem propor o desenvolvimento do game sobre um dos seguintes temas:
* Estímulo a crianças, adolescentes e jovens para refletirem sobre o que é comportamento ético, e a importância de se monitorarem as políticas e orçamentos públicos em prol de uma sociedade mais pacífica, justa e inclusiva;
* Fomento à transparência e à cidadania participativa em todos os poderes e todas as esferas de governo;
* Criação de um ecossistema de solidariedade, colaboração mútua coesão social para melhorar a eficácia na solução de problemas que exigem ação coletiva e possam atuar na promoção de transparência/prevenção à corrupção;
* Combate e prevenção à corrupção como elemento crucial para o desenvolvimento sustentável;
* Fomento à cultura da integridade e responsabilidade.
O projeto escolhido receberá apoio financeiro para o seu desenvolvimento de até 5 mil dólares (cerca de R$ 20 mil, na cotação de hoje). O game precisa ser de interesse público, relacionado a um dos temas acima mencionados, e deve estar acessível ao Android, iOS, e HTML5.
Podem participar pessoas físicas, jurídicas ou um grupo de pessoas. E o vencedor (ou vencedores, no caso de um grupo), precisa disponibilizar espaço na agenda, para a celebração da iniciativa, que acontecerá no dia 9 de dezembro, em Brasília. As despesas com a viagem, alimentação e acomodação serão custeadas pelo PNUD.
“Queremos promover o debate e a conscientização sobre o tema e disseminar informações relevantes, utilizando ferramentas lúdicas de grande alcance, de modo a abranger diversos públicos”, explica a oficial de programa do PNUD Moema Freire.
Os temas escolhidos e divulgados são inspirados no ODS 16, iniciativa que busca promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável. O videogame, na visão dos envolvidos com o projeto, “é uma ferramenta que pode promover debates sobre a criação de ambientes eticamente saudáveis, que estimulem a construção coletiva de ferramentas de transformação social e a participação da sociedade na promoção de ações nas áreas de integridade e transparência”.
Os projetos de games devem ser enviados conforme descrito no edital (acesse-o neste link, na seção “anúncios”), para o email [email protected] até as 23 horas e 59 minutos do dia 13 de outubro de 2019. O resultado final será divulgado no dia 30 de outubro.