Escape from the Castle é o mais novo jogo para Atari 2600, feito por um brasileiro
O Atari 2600, lançado em 1977 e que se manteve ativo mesmo durante a ascensão dos consoles 32 bits, no início dos anos 90, continua disposto a manter seu legado vivo. Prova disso é que, em meio a relançamentos do console, cartuchos originais seguem sendo lançados para o veterano console.
E os games novos vão muito além do programa Atari XP, que falamos recentemente, e que trarão pela própria Atari três novos cartuchos. Outras iniciativas também ganham destaque, como Escape from the Castle, um jogo inédito para o console dos anos 70, desenvolvido pelo brasileiro Eduardo Vilarinho.
O game, como o nome já entrega, propõe ao jogador, no controle de Cat ou Leo, dois corajosos irmãos, a fuga de um castelo encantado. Os dois caíram em uma armadilha que buscava mantê-los presos no local para sempre. O jogador, assim, terá que passar pelos desafios do game, para derrotar o vilão Melee-Bat, sua gangue, e fugir do castelo.
O game será oferecido em dois formatos. No formato digital, a ROM do game será compartilhada junto com um manual em PDF, para rodar em emuladores, como o Stella, disponível em diversos sistemas operacionais e um dos emuladores de Atari 2600 mais usados pelos entusiastas. O arquivo também poderá ser adicionado em cartuchos do tipo Everdrive, o que garante a jogatina em um Atari 2600 original.
E se você possui ainda um Atari 2600, também poderá obter a edição de colecionador, que oferece um cartucho original do game para o console, o manual de usuário impresso e uma caixa de colecionador. É possível ver o game em uma apresentação especial no vídeo abaixo, a partir do minuto 16:
Mais sobre o game pode ser encontrado no site oficial do projeto.
Aproveite que estamos falando de tempos mais antigos dos games, e acompanhe o nosso vídeo mais recente do canal. Nele estamos apresentando os cinco primeiros games da Electronic Arts. Aproveite para se inscrever no canal para acompanhar mais sobre a história dos videogames: