Especial Arkade Melhores Jogos do Ano: This War of Mine
Sabe aquela sensação quando um jogo te surpreende? Aquele jogo que você tinha ouvido falar pouco, mas no momento em que encostou nele levou um choque e não consegue mais desgrudar? Esse foi meu caso com This War of Mine.
O jogo do estúdio polonês 11BitStudios, os criadores do competente Anomaly, é sobre sobrevivência. Este é ponto central desde o momento em que você chega na tela principal do jogo e a única opção que ele te dá se chama “sobreviver”. Todavia, não precisamos pensar muito para perceber que jogos com o tema sobrevivência não são algo exatamente novo no mundo dos games. E a mecânica de This War of Mine também não é algo novo. Mas o que faz este jogo ser tão especial?
É que acima de tudo, This War of Mine gira em torno de emoções. E com a sua mecânica simples, mas capaz de sustentar a base, ele usa uma narrativa minimalista para te cativar, para te inserir no cenário de guerra, e te dar imaginação para criar e viver sua própria estória. Mas você não está nesta guerra como um soldado, e sim como um civil. Sem armas e tendo apenas seu instinto para sobreviver, This War of Mine te apresentar situações amargamente críveis. E te faz refletir.
Ele coloca abaixo a “glamurização” da guerra da maioria dos shooters atuais. Na posição de um civil, você precisa sobreviver em uma situação de guerra na cidade fictícia de Pogoren. E você não está sozinho. Você está junto com um grupo de sobreviventes e todos tem necessidades e personalidades próprias. Não são só os mantimentos que você tem que gerir em This War of Mine, mas também os temperamentos e anseios de cada personagem em uma situação extrema.
Comida, medicamentos e suprimentos necessários para manter-se vivo são raros. Conforme os dias vão passando, vai ficando pior, cada vez mais difícil para todos. E situações extremas exigem atitudes extremas. Mas até onde a sua necessidade é mais importantes de que a de outro ser vivo em situação idêntica a sua? Até que ponto você chegaria para tentar sobreviver? Quais atitudes que você tomaria?
São essas perguntas que This War of Mine te faz. E, de forma fria e dura, você tem que tomar suas decisões e administrar as consequências das respostas em que chegou. Não existem decisões boas e ruins em Pogoren. Existe apenas a necessidade de sobreviver.
Numa época onde as grandes desenvolvedoras preferem não arriscar e lançar seus jogos AAA somente sobre propriedades intelectuais já consolidadas, ou até mesmo recorrer para remakes, são jogos menores que saciam essa sede por novidade e frescor na indústria. E, em 2014, ninguém melhor que This War of Mine representou esta gama.
Quer saber mais sobre This War of Mine? Confira nossa análise completa aqui.