eSports: Uma Breve História do Surgimento à Atualidade

24 de dezembro de 2022
eSports: Uma Breve História do Surgimento à Atualidade

Os amantes de games de hoje em dia, contam com uma tecnologia incrível ao seu dispor, que proporciona as melhores experiências e jogabilidade.

Internet ultrarrápida, computadores com placa-mãe e processador de última geração, jogos com resoluções realísticas, setup gamers ergonômicos e muitas outras coisas.

Isso tudo favorece e muito o crescimento dos esportes eletrônicos (eSports), com competições entre jogadores do mundo inteiro.

Entretanto, quem acha que as competições de eSports começaram recentemente, devido à alta tecnologia, está muito enganado.

Neste texto, quero te levar a épocas bem menos tecnológica, onde a conectividade “online” era feita por linhas telefônicas, para te contar uma breve história dos esportes eletrônicos.

Quando Surgiram os Primeiros Jogos de Videogame?

O primeiro jogo de videogame que se tem conhecimento, foi desenvolvido no final dos anos 50, pelo então físico William Higinbotham.

O jogo se chamava Tennis for two, “Tênis para dois” em uma tradução literal, e contava com um gráfico completamente diferente dos jogos de hoje em dia.

A jogabilidade também não era das mais avançadas, como já era de se esperar. O tubo de monitor mostrava uma linha reta na horizontal, que representava a vista lateral de uma quadra de Tênis, e uma linha reta na vertical, representando a rede.

Um pequeno ponto, que ficava saltando de um lado para o outro, representava a bolinha de Tênis. A pontuação não era marcada na tela, por isso, os jogadores precisavam contar os pontos por conta própria.

Assim foi o primeiro jogo de videogame envolvendo múltiplos jogadores. Bom, neste caso apenas dois, o que já era muito avançado para época.

Qual a Origem Dos Jogos Virtuais?

A história dos eSports começa a ser escrita com o início do desenvolvimento dos computadores, e os primeiros jogos de videogames sendo escritos em meados dos anos 60.

Em 1972, acontece finalmente o primeiro torneio mundial de eSports. O torneio foi chamado de “Intergalactic Spacewar Olympics” e aconteceu no laboratório de inteligência artificial da universidade de Stanford.

Vinte e quatro jogadores disputaram o título de campeão no jogo Spacewar. O torneio aconteceu em apenas um dia e o vencedor ganhou um ano de assinatura da revista Rolling Stones.

O que antes era privilégio de poucos, que jogavam apenas em laboratórios de inteligência artificial das universidades, passou a ser acessível para a grande massa com o surgimento das máquinas de fliperama e os consoles, que agora, podiam ser conectados à TV.

Os Gamers até então, competiam apenas contra a máquina, e a competição contra outro jogador era, na maioria das vezes, para ver quem fazia a pontuação maior. Até que, em 1988, o Netrek foi lançado.

Um jogo de computador de estratégia em tempo real, que permitia até 16 jogadores competir entre si pela internet.

A Era da Internet

A expansão da internet, permitiu aos Gamers competirem entre si, mesmo estando em lugares diferentes.

Contudo, se hoje você consegue jogar com alguém do outro lado do mundo sem “lag” algum, 35 anos atrás não era bem assim.

Lá atrás, os jogadores precisava ligar para a casa do adversário usando o modem do computador e a linha telefônica, que na época era muito lenta e instável.

Por isso, os jogadores preferiam jogar com outros players da mesma cidade, ou de cidades próximas, para não ter que pagar uma fortuna de conta telefônica. Pois é! E você aí reclamando da sua internet de 300 mega.

Os anos 90 foram um ponto de virada os eSports. Com a tecnologia cada vez melhor e a internet cada vez mais rápida, as competições de esportes virtuais começam a se tornar acessível para um grande público no mundo inteiro.

A Nintendo reconheceu esse movimento de interesse do público gamer, e organizou o Nintendo World Championship, nos Estados Unidos, em 1990.

Em 1994, a “Blockbuster Video” junto com a American GamePro, organizaram campeonato mundial para jogadores de Nintendo e Sega Mega Drive.

As competições em consoles e fliperamas já eram comuns, contudo, ficou claro que o futuro das competições de eSports seriam através dos PCs.

Os computadores começaram a ganhar softwares cada vez melhores, diminuíram os tamanhos e ficaram mais baratos.

Surgiram então as LAN Houses. Estes eram espaços onde se formavam verdadeiras comunidades de gamers, que encontravam outras pessoas com os mesmo interesses.

No início dos anos 2000, foi lançado o jogo Counter Strike. Começou, assim, a se popularizar os jogos de FPS.

Desde então, os jogos têm se tornado cada vez melhor e realísticos. Milhares de adeptos dos games fizeram com que as competições de eSports se tornassem cada vez maiores, melhores e mais populares, chegando ao ponto de como conhecemos hoje.

A Era Dos Streamings

Quando se achava que nada mais poderia acontecer no mundo dos games, veio a era dos streamings.

Plataformas de streaming como a Twitch e o YouTube, não apenas ajudaram a popularizar ainda mais os eSports, como também permitiu que milhares de jogadores pudessem ter uma fonte de renda com jogos.

Hoje em dia, é possível para qualquer pessoa assistir um campeonato de eSports através dos canais oficiais de streaming das competições.

A visibilidade que essas plataformas deram para os esportes virtuais, transformaram todo o mercado dos eSports, contribuindo para a criação diversas novas fontes de rendas neste nicho.

Um exemplo disso é a criação de sites de apostas em eSports como a Unikrn, onde é possível apostar, em tempo real, em jogos virtuais dos melhores campeonatos do mundo todo, 24 horas por dia.

Conclusão

Como você pode ver, as competições de eSports não começaram ontem. São mais de 50 anos de história até chegar nos dias atuais.

Se considerarmos os jogos mecânicos, que precederam os video-games, como o clássico Pinball, esses anos aumentam muito mais.

O fato é que as competições de esportes virtuais não param de ganhar novos adeptos e espectadores, e se tornou em uma indústria bilionária.

É fascinante ver o caminho dos eSports até os dias atuais. O que deixa no ar uma curiosidade em saber até aonde chegaremos com os jogos virtuais.

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