Estão reconstruindo as fases cortadas de Sonic 2 usando documentos e desenhos originais do game
Sonic 2 foi um dos muitos games que tiveram vários elementos cortados da versão final. Mas no caso do segundo game do mascote da SEGA, tais cortes chamam muita atenção, pois fases que não foram para a versão final chegaram a ser apresentadas pela companhia, durante seu período de divulgação.
O game teve fases inteiras cortadas, entre as que apareceram nas revistas da época e as que nunca saíram da fase de conceito. O “segundo grupo” conta com fases que não chegaram nem a ficar “perdidas” no cartucho, sendo canceladas ainda na mesa de desenho.
Mas duas pessoas, conforme apontou o Time Extension, estão trabalhando para resgatar este pedaço perdido da história dos games. Frank Cifaldi da Video Game History Foundation, com a ajuda de @ManiaHez, está reconstruindo todos os estágios ausentes de Sonic 2, em um processo que o próprio chama de “arqueologia dos games”.
Um exemplo disso foi publicado por Cifaldi em seu Twitter:
Mas, no caso destes estágios, que ficaram presos ainda na fase da prancheta, não há nenhuma intenção, ao menos por parte de Cifaldi, de torná-las jogáveis no futuro.
Então, tudo o que temos é o layout do nível e uma ideia geral da paleta e da direção de arte para os azulejos. Não sabemos como os objetos deveriam se comportar, ou quais inimigos deveriam estar aqui. Nunca será VERDADEIRAMENTE jogável com o que temos, disse.
Mas não duvide que, cedo ou tarde, alguém pegue estas fases para serem desenvolvidas e incluídas em algum hack, como o que trouxe para a vida as fases canceladas do projeto final, aquelas que falei que apareceram nas revistas em tempos de pré-lançamento.
No entanto, como o próprio Cifaldi disse, por mais que tais estágios possam ser recriados por fã hoje, jamais teremos ideia de como a SEGA queria, exatamente, como tal estágio pudesse funcionar.