Estaria a Steam matando o mercado de games para PC?

11 de novembro de 2010

Estaria a Steam matando o mercado de games para PC?

De acordo com duas vendedoras digitais de games, a Steam está matando o mercado de games para PC. Mas será que isto é verdade mesmo?

Segundo uma reportagem do site de finanças MCV, duas grandes distribuidoras digitais de games estão perto da falência e a culpa disto, supostamente, é da Steam, o serviço digital de comercialização de games da Valve (desenvolvedora de Half Life, Left 4 Dead, Portal e outros).

“A Steam está dominando o mercado. Eu lutei pelos meus clientes e nunca tive que dispensá-los. Ela está matando o mercado de games para PC e não é uma surpresa que as vendedoras estejam falindo”, disse o diretor de um “rival em decadência da Steam“. Outras duas lojas que vendem os games nas caixinhas ainda ameaçaram vetar a venda de qualquer jogo que necessite da Steam para rodar. O motivo seria que isto motivaria as pessoas a comprarem o jogo direto pela Steam, diminuindo a clientela das lojas.

Vendo as críticas deste diretor e as ameaças das lojas, nós nos perguntamos se a culpa da falência destas empresas é mesmo da Steam ou não. Certamente, uma empresa dominando uma fatia tão grande do mercado como a distribuição digital de games não é o cenário ideal, mas isto ocorre apenas porque a Steam é a única empresa que faz as coisas da maneira certa.

No dia em que outros sistemas permitirem ao jogador comprar, jogar e se comunicar com outros gamers com a facilidade que a Steam permite, aí sim nós pensaremos pra valer se a Steam é a vilã da história ou não.

(Via Kotaku)

Comente nas redes sociais