Estúdio indie pede desculpas por imagens nazistas em Luftrausers
Após gerar certa polêmica, a Vambleer finalmente decidiu responder as críticas relacionadas ao seu ultimo jogo, Luftrausers, onde você controla um piloto alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
A Vambleer é conhecida pelos seus jogos extremamente viciantes que acabam com sua produtividade no trabalho, desde Super Crate Box até ao sucesso que Ridiculous Fishing se tornou na App Store desde que foi lançado, em 2012.
Recentemente, o estúdio indie lançou Luftrausers, adaptação de um jogo criado em dois dias por Paul Veer e o músico KOZILEK. Em Luftrausers, o jogador controla um avião Thunderbird que pode receber power ups para acabar com seus inimigos, desde super armas como lasers, tiros variados e mais fortes, além de habilidades, como a possibilidade de entrar debaixo d’água para se proteger ou poder colidir com outros aviões para destruí-los.
Porém, o jogo se passa em uma época que é similar a Segunda Guerra Mundial e, para piorar o caso, toda a sua arte foi criada em cima deste tema.
Somente isto fez com que muitos jogadores se sentissem desconfortáveis ao jogar com um personagem que é um piloto nazista, mesmo que este jogo seja em 2D com gráficos simplistas fazendo com que este detalhe passe batido pela maioria.
Um dos criadores, Rami Ismail, decidiu lançar uma explicação sobre as verdadeiras inspirações de Luftrausers, além de um pedido de desculpas para todos que se sentiram ofendidos pela experiência. Rami continuou mostrando como a inspiração para o lado artístico de Luftrausers começou com a ideia de super armas secretas durante o período entre a Primeira, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, época que um dos maiores tópicos de conspiração eram sobre armas ultra secretas que os caras maus andavam criando.
Por mais que a intenção artística dos criadores estavam longe da ideia de pilotos nazistas, Rami decidiu se desculpar por todos os problemas que acabou causando durante o lançamento até agora. Porém Rami não mencionou em momento algum que ele iria mudar alguma imagem que possam ter feito jogadores se sentirem ofendidos.
E sabe de uma coisa? Isto é uma das melhores maneiras de lidar com o público e ainda manter o conteúdo do jogo intacto.
Este tipo de problema é comum em qualquer tipo de entretenimento, seja música, filmes e obviamente, jogos. Várias pessoas acabam criando um alarde com alguma coisa, a gritaria na internet aumenta cada vez mais e os criadores precisam de corrigir o problema mais rápido possível para que o alvoroço não aumente e a produtora que esta financiando o estúdio seja prejudicada e acabar recebendo qualquer tipo de má fama pelo público.
Isto aconteceu quando Medal of Honor saiu em 2010 e o time oposto no multiplayer estavam marcados como Al Qaeda, muitos se sentiram ofendidos por falarem a respeito de um assunto tão delicado, especialmente na época em que foi lançado. Outros problemas também aconteceram relacionados ao Six Days in Fallujah, jogo que foi cancelado pela Konami por retratar eventos reais que aconteceram durante a Guerra do Iraque.
Agora temos a Vambleer, que ao lidar com este problema decidiu mostrar simpatia aos que se sentiram ofendidos mas não arredaram o pé quando foram criticados, especialmente que Luftrausers nunca teve a intenção de fazer apologia ao nazismo, o que faz a critica depender de cada um, ao seu gosto e quão importante é aquele assunto para a pessoa.
Depois disso tudo a unica coisa que podemos fazer é torcer que as pessoas ofendidas aceitem o pedido de desculpas de Rami para curtirem Luftrausers sobre o que ele realmente é, um jogo divertido e extremamente viciante.
O que acham desta história toda? As pessoas andam sensíveis demais ultimamente ou elas tem todo o direito de ficarem com raiva dos criadores de Luftrausers? Responda nos comentários!
(Via: Destructoid, Vambleer)