Estudo aponta que apenas 13% dos jogos antigos estão preservados pela indústria

12 de julho de 2023
Estudo aponta que apenas 13% dos jogos antigos estão preservados pela indústria

Um estudo recente feito pela Video Game History Foundation revelou uma situação alarmante sobre a preservação de videogames. Em parceria com a Software Preservation Network, o estudo viu que 87% dos videogames clássicos lançados nos Estados Unidos estão fadados a desaparecer com o passar dos anos.

De acordo com o relatório, apenas 13% da história dos videogames está atualmente disponível no mercado. Isso significa que quase 9 em cada 10 jogos clássicos só podem ser acessados por meio de hardware original, visitando uma biblioteca de videogames ou recorrendo à pirataria.

Apesar de existirem iniciativas variadas em relação a jogos clássicos, como programas utilizados por Sony, Microsoft e Nintendo, ou produtoras atuais buscarem resgatar jogos do passado, como a QUByte tem feito, ainda é muito pouco perto da imensidão de jogos que podem ser jogados, hoje, apenas em cartucho ou via emulação.

Kelsey Lewin, da Video Game History Foundation, ilustra a situação ao dizer para a Time Extension: “Imagine se a única forma de assistir ao filme Titanic fosse encontrar uma fita VHS usada e possuir seu próprio equipamento antigo para poder reproduzi-la. E se nenhuma biblioteca, nem mesmo a Biblioteca do Congresso, pudesse oferecer uma solução melhor — eles poderiam guardar e digitalizar aquela fita VHS do Titanic, mas você teria que ir até lá para assisti-lo. Parece absurdo, mas essa é a realidade na qual estamos vivendo com os videogames, uma indústria que movimenta US$ 180 bilhões, enquanto os jogos e sua história desaparecem.”

Apesar de trazer à tona como que a indústria de videogames de forma geral faz muito pouco para preservar o seu passado, o estudo também tem como objetivo garantir concessões ampliadas para bibliotecas e organizações dedicadas à preservação de videogames, equiparando-as a grupos que se concentram na preservação de livros, filmes e áudio.

Lewin continuou: “O principal grupo de lobby da indústria de videogames argumentou com êxito perante o Escritório de Direitos Autorais dos EUA que a indústria já está fazendo o suficiente para preservar sua própria história comercialmente e que proteções adicionais para instituições de preservação prejudicariam seus resultados. Nós provamos que eles estavam equivocados: a indústria, na verdade, só conseguiu disponibilizar 13% de sua história, e é improvável que essa situação melhore.”

E se quiser curtir os clássicos dos games em uma tela especial e muita qualidade, confira o RG35XX, disponível no AliExpress.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais