Estudo relaciona games à redução de taxas de criminalidade
Volta e meia aparecem na mídia notícias sobre estudos que supostamente comprovam a relação entre videogames e atos violentos na vida real. Todo gamer que se preza já cansou deste tipo de estudo, mas sempre há aquela emissora que reascende a polêmica após alguma tragédia. Porém um novo estudo, realizado pela Universidade Baylor, em parceria com a Universidade do Texas e o Centro Europeu de Pesquisas em Tecnologias da Informação e Comunicação, aponta os jogos eletrônicos, violentos ou não, como um dos fatores decisivos na redução das ocorrências de crimes violentos.
Embora não descarte as conclusões de estudos anteriores, que dizem que jogos violentos podem incentivar um comportamento agressivo, o estudo joga uma nova luz sobre o debate, afirmando que os games acabam reduzindo os crimes violentos ao manter infratores em potencial fora das ruas.
É como se roubar um carro em um game suprisse nossa necessidade de roubar um carro de verdade. Sabemos que esta linha de raciocínio é um tanto questionável, mas ainda assim é um progresso. Segundo o estudo, jogos produzem um “efeito incapacitante” pois “no geral, videogames violentos levam a uma redução nos crimes violentos“.
Não que seja grande novidade para nós, gamers, que sabemos que os games sozinhos são incapazes de induzir um comportamento violento. Mas é sempre bom saber que uma pesquisa feita por institutos respeitados enfim chegou à esta conclusão. É mais um passo para silenciar os críticos que não entendem nada de videogames, além de servir como (mais uma) resposta às tendenciosas matérias veiculadas pela mídia de massa, aquelas que pegam games como GTA e reduzem o jogo todo a “o objetivo do jogo é matar policiais e atropelar pedestres”.
(Via: Gamespot)