Evolve se tornará free-to-play no PC em resposta a sua má recepção e sua “enxurrada” de DLCs
Evolve era uma das grandes promessas do ano passado que colocava os jogadores em dois lados de uma batalha colossal. De um, um grupo de jogadores controlando humanos, do outro, um jogador controlando um alienígena que deve se alimentar e atacar para evoluir, ficando cada vez maior e mais poderoso.
No entanto, o game acabou sendo rapidamente esquecido pelos jogadores, mesmo com todo o hype criado antes de seu lançamento. A razão para isso foi a forma como o game foi tratado, segundo a produtora do game, a Turtle Rock, a recepção do game após seu lançamento não era o que eles esperavam, houveram bons reviews, bem com maus reviews, e uma verdadeira enxurrada de DLCs que afastaram os jogadores. Confira abaixo um trecho da carta aberta que a Turtle Rock publicou em seu site para todos os jogadores (tradução livre):
“Quando as pessoas começaram a jogar Evolve naquelas e outras conferências,” (E3 e Gamescon) “foi mágico. É claro, havia um hype de videogame AAA em torno de nosso título. Sim, também haviam as telas brilhantes, a estátua gigante do Goliath, e todas as coisas de games AAA que deixam as pessoas empolgadas. E essas coisas eram legais. Muito legais. Mas, o motivo pelo o qual vivemos — de longe o mais legal — era apenas ver as pessoas jogando Evolve pela primeira vez. Nós trabalhamos nisso por anos e então, de repente, as pessoas puderam experimentar nosso game, com o controle na mão. Havia uma empolgação genuína — verdadeira alegria — quando as pessoas jogavam. Não era como nada que eles haviam jogado antes e assistir isso acontecer era como se não houvesse algo maior do que sentíamos.
Então, quando Evolve foi lançado, a recepção não foi o que nós esperávamos. É claro, houveram bons reviews. Também houveram maus reviews. Sim, havia empolgação. Também havia desapontamento – para os jogadores e para nos. A enxurrada de DLCs atingiu com força total e lavou o entusiasmo das pessoas, nos afastando mais e mais daquela primeira experiência mágica de pegar-e-jogar.
Nós queremos essa mágica de volta e focamos em fazer isso acontecer. Nós fizemos muitas mudanças, melhoras e adições para Evolve ao longo do ano passado e nós temos muito mais por vir. Resumindo, nós estamos dando a esse game uma vigorosa inspeção!”
O primeiro passo foi a remoção de Evolve da loja digital da Steam. Com isso, o game será reinserido na loja hoje em formato free-to-play, um pedido atendido dos jogadores, que pediam por esse formato para o game desde seu lançamento, e que a Turtle Rock não só ouviu, como atendeu. Quem já tinha o game para PC não perde nada, quando o game for relançado em formato free-to-play esses jogadores receberão o status de “Fundador” dentro do game, e manterão todo o progresso e DLCs comprados.
Entre as melhorias que o game receberá, já estão confirmadas uma restruturação da classe “hunter”, melhoria nos mapas e interface de usuário, progressão e tutoriais vistoriados e mais opções de customização. Já na parte técnica, a Turtle Rock quer melhorar a performance geral do game, diminuir o tempo de loading e o tempo de espera entre entrar no game e partir para ação, além de melhorar a estabilidade e corrigir bugs do game.
A produtora promete dar amplo suporte ao game ao longo das próximas semanas e meses, notificando tudo o que eles fizerem para os jogadores, para que assim haja transparência e comunicação entre produtora e jogadores. Caso você jogue Evolve nos consoles, a Turtle Rock pede um pouco de sua paciência. o Game será relançado na Steam em uma nova versão beta para a implementação e teste de todas essas melhorias, com isso, a produtora poderá ver o que funciona e não funciona de maneira adequada, e a partir daí, refletir essas melhorias para as versões de console de Evolve.
Então se você queria, mas não teve a chance de conferir Evolve nos PCs, essa é a sua chance! pois a partir de hoje, o game se torna free-to-play nos PCs, e no futuro o mesmo acontecerá com as versões de PS4 e Xbox One!