Existe um jogo brasileiro “feito por gatinhos” que ensina sobre a importância da adoção
Os Indies estão avançando como nunca no mundo dos games, com direito até a seus eventos próprios de divulgação, como o Indie World da Nintendo e a Wholesome Direct da Wholesome Games. Imagino que parte desse processo se dê pela proximidade com o público, e também pela possibilidade de discutir os mais variados temas.
Assim, os estúdios conversam com os jogadores de forma mais direta, sabendo ouvir suas demandas e o que os jogadores realmente procuram nos jogos. Por isso, cada vez mais, jogos de estúdios pequenos e com temas mais cotidianos ganham visibilidade. Como é o caso de A Building Full of Cats, jogo da Devcats, um pequeno estúdio brasileiro independente.
A Devcats é um estúdio do Rio Grande do Sul comandado por seis gatinhos resgatados. Isso mesmo, um time de gatos: o Fofiño é o game designer, a Judy é a CEO, o Lino é o engenheiro de som, o Giovani é artista e modelo, a Lily é a “(anti)social media” e o Leo é o estagiário. Por trás dessa equipe de pêlos (e peso), estão alguns humanos, que ajudam os desenvolvedores felinos na organização do game.
Todos os jogos produzidos pelo estúdio tem um propósito, ajudar a conscientizar sobre resgate e adoção. Por isso, sempre que você compra um jogo do estúdio, você está ajudando gatos resgatados com comida e abrigo.
A Building Full of Cats é um jogo de point & click. Nele, você foi contratado para cuidar de gatinhos de um prédio, enquanto seus donos estão viajando. Sua missão é encontrar e acariciar todos eles, sem deixar nenhum para trás. É o emprego dos sonhos, não é? Alguns dos gatinhos são medrosos, então você tem que encontrar os que estão escondidos. São mais de 300 gatos, cinco andares para explorar, mais de 50 gatos escondidos e, quem sabe, algumas surpresas pelo caminho.
O jogo é bem intuitivo, ele te diz quantos gatos tem em cada andar, e quantos estão escondidos em áreas que não podemos ver e pecisamos descobrir. Além de ser bem colorido, cada apartamento tem um tema diferente, com uma trilha sonora combinando e vários elementos legais para explorar enquanto procura por gatos perdidos.
É um jogo para sentar e relaxar, ouvir a trilha sonora, explorar os ambientes e encontrar cada gato por vez. Você vai se divertir ao notar como os bichanos podem ser criativos ao escolherem os locais para se esconder. É um jogo para ser jogado sem pressa, aproveitando cada fase para relaxar e passar um tempo cercado por gatos. Ele é um jogo curto, sua gameplay pode durar poucas horas, o que não o torna cansativo, mas nos deixa com um gostinho de quero mais. Jogos assim provavelmente não serão jogados só uma vez, ainda mais se envolver gatinhos fofos que precisam de carinho.
A Building Full of Cats está disponível para Nintendo Switch e para PC através da Steam.