Existe uma demo de Metroid Dread para o Game Boy Color
O Game Boy, como todos os consoles da Nintendo (menos o Nintendo 64), também recebeu um game da série Metroid. Trata-se de Metroid II: Return of Samus, lançado em 1991 e sequência direta do game original de NES. Também serviu para preparar terreno para Super Metroid, considerado por muitos não apenas como o melhor jogo da franquia, mas como um dos melhores games de todos os tempos.
De qualquer forma, o Game Boy Color recebeu, mesmo que apenas uma pequena parte, de um outro game da franquia. Estamos falando de Metroid Dread, game de Nintendo Switch lançado em 2021 e que chamou atenção por sua qualidade e desafio. O demake, no entanto, traz apenas o início do game, e não terá mais conteúdo além do inicial.
Disponível no itch.io, o responsável, que atende pelo nome de Elvies, afirmou que não continuará a mexer com o projeto, por questões legais. Afirmou também que é possível conter bugs que quebram o jogo. O desenvolvedor tem um portfólio com games no formato de Game Boy, que envolvem jogos próprios, e demakes de outros títulos, como Hollow Knight.
A versão de Game Boy Color de Metroid Dread traz apenas os cinco primeiros minutos do jogo, suficientes até o primeiro encontro com um E.M.M.I. E foi feito com o GB Studio 2 beta 5. O arquivo disponibilizado oferece a ROM de GBC, que pode rodar em emuladores ou em hardware original, com Everdrive. É possível também jogar o game direto no navegador.
E, como estamos falando de games antigos (ou mais ou menos isso), te convido a assistir o vídeo mais recente do nosso canal, que levanta uma conversa bem interessante sobre a preservação de videogames.