Exposição sobre Tutankamon te leva para o Antigo Egito com ajuda da tecnologia

21 de março de 2024
Exposição sobre Tutankamon te leva para o Antigo Egito com ajuda da tecnologia

Tutankamon é uma das figuras mais fascinantes da história. Vindo da 18ª dinastia do Egito, cuja vida terminou abruptamente com menos de 20 anos de idade no século 14 a.C., foi imortalizado através da descoberta de sua tumba no Vale dos Reis, em 1922, pela equipe liderada pelo arqueólogo Howard Carter. Este evento revelou uma vasta coleção de mais de 5 mil artefatos preciosos preservados ao longo do tempo. E também rendeu Indiana Jones, Lara Croft, e outros personagens exploradores.

Tudo isso rende, até hoje, uma série de situações envolvendo a compreensão da vida naqueles dias no Antigo Egito, ou mesmo elementos particulares do Faraó. Lembre-se que o icônico personagem histórico apareceu até em Chapolin, no famoso episódio “A Múmia do Museu“.

E para quem quer ser transportado para esses dias, mas ainda não possui uma máquina do tempo, pode conferir a exposição “Tutankamon: uma experiência imersiva”, que teve sua estreia em 19 de janeiro no Shopping Cidade São Paulo. A organização do evento nos convidou para conhecer a atração, que traz um pouco de exposição “tradicional”, e um pouco de recursos virtuais e imersos.

Ao percorrer as sete salas da exposição, os visitantes mergulham em uma narrativa que se desenrola entre painéis explicativos, réplicas fiéis de artefatos encontrados na tumba do faraó e inovadores espaços de interação tecnológica. Na sala de projeção imersiva em 4K, os espectadores são transportados para os antigos templos egípcios e testemunham o fascinante descobrimento da tumba de Tutankamon, explorando os rituais funerários e as crenças sobre a vida após a morte.

Em seguida, os visitantes têm a oportunidade única de vivenciar o submundo do Egito Antigo na sala “Viagem ao submundo”, através de uma experiência em realidade virtual que permite uma jornada espiritual sob a perspectiva da alma de Tutankamon. Em Duat, você acompanha no ponto de vista do Faraó o julgamento de Osíris, o deus egípcio responsável por avaliar as ações dos mortos em vida.

O destaque continua na sala seguinte, onde os óculos de realidade virtual transportam os participantes para o Vale dos Reis em 1922, oferecendo uma visão em primeira pessoa da descoberta da tumba e permitindo a exploração deste ambiente histórico.

Além das experiências imersivas, os visitantes podem tirar uma foto de seu rosto na cabine fotográfica da sala “O reflexo da alma”, onde a Inteligência Artificial edita a imagem revelando seu “espírito egípcio”, seja como faraó, sacerdote ou escriba. A ideia da exposição é trazer uma mistura entre o tradicional e o virtual, servindo tanto para o conhecimento através das réplicas, quanto para o aprendizado, via espaço com painéis e a área em realidade virtual.

A exposição permanecerá em cartaz até 19 de maio, com ingressos diários limitados disponíveis para compra no site da Ticketmaster, a partir de R$80, com descontos para grupos.

Local: 4º Piso do Shopping Cidade São Paulo, Av. Paulista, 1230 – Bela Vista, São Paulo – SP Horário: Terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 21h

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais