F1 2010 (PS3, PC, X360) – Review: Codemasters na pole position

24 de novembro de 2010

F1 2010 (PS3, PC, X360) – Review: Codemasters na pole position

Largando em primeiro lugar entre os jogos de corrida deste final de ano está F1 2010, simulador do maior campeonato de automobilismo desenvolvido e distribuído pela Codemasters. O game, baseado em toda a temporada 2010 do campeonato, chega para suprir uma lacuna considerável no gênero, pois games baseados no campeonato são lançados de maneira irregular, sem ter uma grande franquia tal qual Fifa, Need for Speed, etc.

A primeira coisa que impressiona em F1 2010 é a beleza gráfica. Os carros e pistas são muito bem modelados, beirando a perfeição. Ironicamente, é justamente quando chove e o tempo “fica cinza” que vemos a real potência gráfica do game: o spray gerado pelos carros à sua frente realmente prejudica sua visão, forçando-o a desviar e procurar outro traçado. Além disso, o processo inverso é muito bem feito: é notável a diferença entre uma pista molhada, uma secando e outra completamente seca.

F1 2010 (PS3, PC, X360) – Review: Codemasters na pole position

O áudio de F1 2010 também merece destaque. A diferença entre o ronco de um Ferrari para o de uma Lotus é fácil de perceber, o que só aumenta ainda mais o realismo do jogo. Entretanto, as dublagens do engenheiro da sua equipe e de sua empresária deixam a desejar – a da empresária ainda por cima traz um sotaque estranhíssimo.

O jogo traz um bom equilíbrio entre simulação e arcade. Para os fãs mais hardcore do campeonato, é possível jogar com todas as regras atuais da Fórmula 1 ativadas, enquanto que quem não estiver muito acostumado com a F1 pode desabilitá-las. É possivel ainda escolher algumas opções que facilitam o controle do carro, como por exemplo, ativar (ou desativar) controle de tração, linhas guias, freio automático, etc.

Você pode disputar apenas porcentagens de cada grand prix. Por exemplo, é possível correr apenas 10% da corrida – mas a limitação é proporcional aos treinos: 10% de corrida trazem 10% de treinos livres e de classificatórios. F1 2010 ainda possui o tradicional sistema de Rewind da Codemasters: se você bater ou se perder na curva, você pode voltar no tempo e repetir aquele trecho, desta vez sem errar. O número de tentativas é limitado de acordo com a dificuldade escolhida.

O principal modo de jogo é o Career (carreira), que permite que você dispute 3, 5 ou 7 temporadas. Você começa sua jornada pela F1 como um piloto novato de uma escuderia de baixo nível e vai tentando cavar o seu espaço até chegar nas principais equipes. Todos os pilotos da temporada 2010 estão presentes no jogo e cada um deles possui uma biografia, com a história, dados de quantas corridas já correu, número de vitórias, número de pole-positions, etc.

F1 2010 (PS3, PC, X360) – Review: Codemasters na pole position

F1 2010, no entanto, encontra um grande problema na péssima inteligência artificial dos pilotos. Eles não se esforçam para evitar batidas e colisões, fazendo com que o jogador tenha que se desdobrar para não tomar uma punição. Além disso, a atitude dos pilotos adversários é bastante estranha: eles andam em fila indiana, tal qual no game oitentista Enduro, e não se esforçam para ultrapassar uns aos outros. Também não são poucas as vezes em que os adversários entopem o pit-stop, impedindo o jogador de fazer sua parada.

Apesar das falhas na inteligência artificial e na dublagem, F1 2010 é o melhor jogo de corrida baseado no campeonato que existe. Mesmo que você não esteja acostumado à Fórmula 1, a diversão é garantida, mas é no público fissurado em F1 que o game se foca, pois o nível de realismo é alto. Se você algum dia se perguntou se você mesmo seria melhor que Rubinho Barrichello, agora é a hora de saber a verdade – ainda que seja apenas no seu console ou computador.

Comente nas redes sociais