F1 2019 – É dia de Alemanha. Ajuste seu carro pra correr no GP que viu Verstappen vencer uma “corrida maluca”
Na Alemanha, acontece de tudo. Desde briga entre pilotos, até “padre” invadindo o circuito. As corridas, que ocorreram em Nürburgring, AVUS, e na atual Hockenheimring, local que receberá o GP em 2019, são das mais tradicionais da Fórmula 1.
Com o sucesso de Schumacher, por exemplo, chegavam a acontecer duas etapas no país. A manobra para que isso acontecesse era denominar uma corrida como GP da Alemanha, enquanto a outra era o GP de Luxemburgo, ou GP da Europa. Hoje, com o sucesso da Mercedes, os alemães seguem felizes com a F1, apesar da euforia de anos atrás ter ficado pra trás.
Mas, é um GP com muita história pra contar. Foi nele, em 1982, que Piquet e Salazar saíram no braço após um acidente entre os dois. Em 2000, Rubens Barrichello ganhou sua primeira corrida na Fórmula 1, após um festival de loucuras, com direito a invasão de pista, e um show de Rubens que, decidiu não colocar pneus de chuva, e se manteve na pista molhada, com pneus secos.
E foi lá também, foi o palco do gravíssimo e histórico acidente com Niki Lauda, que tem sua história contada no filme Rush: No Limite da Emoção. Foi o acidente no qual seu carro pegou fogo, Inclusive, é com a McLaren de Lauda, de 1976, que vamos dar a volta em Hockenheimring, com os ajustes que vamos sugerir a seguir:
Para correr na atual Hockenheim, você precisa equilibrar o carro para conseguir velocidade nas boas retas e suas áreas de DRS, além de mantê-lo responsivo, para encarar as curvas complexas do circuito, como a zona do estádio. Nossa configuração busca manter este equilíbrio, mas sinta-se a vontade para “brincar” com o carro no game, testando configurações mais rápidas, ou mais responsivas. Mas não se esqueça: os freios aqui são mais importantes do que nunca.
Assim, eis a nossa configuração para curtir o GP da Alemanha no F1 2019, ou nos games anteriores:
- Asa dianteira: 4
- Asa traseira: 9
- Diferencial aceleração ativa: 60%
- Diferencial aceleração inativa: 100%
- Cambagem dianteira: -2.70
- Cambagem traseira: -1.20
- Toe dianteiro: 0.08
- Toe traseiro: 0.29
- Suspensão dianteira: 5
- Suspensão traseira: 3
- Barra estabilizadora dianteira: 8
- Barra estabilizadora traseira: 5
- Altura frontal: 4
- Altura traseira: 4
- Pressão do freio: 88%
- Balanceamento dos freios dianteiros: 55%
- Pressão nos pneus dianteiros: 23.4 psi
- Pressão nos pneus traseiros: 21.1 psi
Debaixo de água, Verstappen conquista sua segunda vitória no ano, em uma literal “Corrida Maluca”
Após um sábado de treinos desastrosa para a Ferrari, com Vettel não conseguindo fazer seu tempo e largando em último, e Leclerc em décimo por ter problemas na Q3, o grid se alinhou com um Verstappen, com sua torcida laranja, em segundo, ameaçando Hamilton e a corrida festiva da Mercedes em casa.
Com largada em pista molhada, o holandês largou mal, caindo para quarto lugar, mas na segunda volta, recuperou o terceiro lugar, ao menos. Enquanto isso, Raikkonen com sua Alfa Romeu pegou o terceiro lugar. E Leclerc largou bem e ganhou quatro posições. Vettel ganhou seis posições também, em sua corrida de recuperação.
Com o erro e acidente de Perez logo no começo, os pilotos aproveitaram para trocar seus pneus. Bom para as Ferraris, que viu Leclerc assumir o quarto lugar, enquanto Vettel foi para oitavo. No meio da corrida, um caos tomou conta da Alemanha. Leclerc trocou os pneus para um slick, e bateu o carro em seguida, na volta 29. Hamilton bateu em seguida, e viu a sua equipe cometer uma lambança digna de equipes pequenas dos anos 90, já que faltou pneu para o piloto. Para piorar, Hamilton não respeitou a linha de box, e ganhou 5 segundos de punição. E ainda foi investigado por andar mais lento do que o necessário com o Safety Car na pista.
E, em meio a tanta confusão, na volta 35 o trio na frente era formado por Verstappen, Hulkenberg, e Bottas, com Albon em quarto. Bottas ainda iria bater e abandonar a prova, enquanto Hamilton precisaria ir aos boxes novamente, cumprindo sua punição, e trocando pneus. Com cinco voltas para o fim, o Safety Car abriu caminho para as últimas voltas.
Toda essa confusão acabou beneficiando Vettel. Com cinco voltas para o fim da corrida, o alemão já estava em quarto lugar. Foi pra cima de Stroll e conquistou o terceiro lugar. E foi pra cima também de Kvyat, conseguindo um incrível segundo lugar, honrando o final de semana desastroso que foi construído pela Ferrari.
No fim, Verstappen garantiu a segunda vitória no ano, a segunda também da Red Bull e da Honda. O holandês, que segue vivendo a sua melhor temporada na carreira, garantiu a festa da arquibancada laranja. Que também viu os alemães aplaudirem Vettel, em reconhecimento à sua determinação.
Com isso, Festa para a Red Bull. Kyviat garantiu mais um pódio para a Toro Rosso, enquanto Verstappen já ameaça Bottas no segundo lugar no mundial de construtores. Hamilton segue líder, com 223 pontos, já que não pontuou nesta corrida. A Fórmula 1 volta na próxima semana, com o GP da Hungria, o último antes das férias da categoria.