F1 2020 – Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

9 de maio de 2021
F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

A Catalunha, local tradicional de testes de pré-temporada (exceto em 2021, quando tudo aconteceu no Bahrein), é local para manter o pé fundo, mas que tem curvas que exigem atenção e cuidado dos pilotos. A importância da pista, no entanto, pelos últimos anos, tem mais a ver com os ajustes das equipes do que com as corridas, que não são lá das mais emocionantes.

Mesmo assim, é uma pista excelente. E, falando no mundo dos games, esta é uma das melhores pistas para se aprender a jogar os games da Fórmula 1. Como oferece bons pontos de aceleração, curvas exigentes e outras curvas que podem ser feitas acelerando, temos um bom equilíbrio que serve como bom treino.

Em release disponibilizado à imprensa, Fernando Alonso, da Alpine, que está retornando à Fórmula 1, e que correrá em casa, diz que a pista é desafiadora, com várias curvas rápidas. Diz que, apesar de ser bem conhecida pelos pilotos por ser o lar da pré-temporada, é uma pista difícil para ultrapassar, tendo uma grande importância fazer uma boa qualificação.

Max Verstappen, que comemora neste GP 100 corridas com a Red Bull, lembra que foi na Espanha que ele conquistou sua primeira memória. Acredita que o circuito sempre foi bom para sua equipe, apesar da disputa com a Mercedes, argumentando que a vitória no circuito da Catalunha começa nos pequenos detalhes, com a escolha do melhor setup.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha
Red Bull comemora 100 GPs com Max Verstappen – Imagem: Red Bull Racing

No ano passado, trouxe os ajustes da pista, para quem estava jogando o F1 2020. Como o atual game da F1 ainda não chegou, então seguimos na edição atual do game da Codemasters. Mas, desta vez, apresentando todas as 16 curvas que a Catalunha tem para te oferecer. Vamos lá?

Acelerando na Catalunha

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

Olhando o traçado de Barcelona, é possível ver com mais clareza o que disse anteriormente: os setores de aceleração, as curvas abertas e as fechadas, incluindo a chicane no final da pista. As duas zonas de DRS também devem ser bem utilizadas, quando possível, para um melhor tempo.

Mas, é preciso se atentar para o primeiro setor, com curvas mais velozes, porém exigentes, e o terceiro setor, com as curvas mais fechadas, que pedem pelo traçado ideal sempre. Você pode encontrar dicas para ajuste do carro aqui.

A primeira curva, por exemplo, não é tão fechada como é comum entre as primeiras curvas, mas já emenda um S que, de qualquer forma, exige controle enquanto diminui a velocidade. Faça-a na quarta marcha.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

A segunda curva, também em quarta marcha, deve ser feita aproveitando o traçado da pista, para que assim você possa ganhar tempo com uma reaceleração no tempo certo.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

A curva 3, que pode ser feita em velocidade maior, em sexta marcha, pede para que você jogue o volante todo para a direita. Pode ir sem medo que não tem erro. Se deixar escapar, a alta velocidade te tira do traçado e te faz perder tempo.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

A quarta curva, que inicia o segundo setor, é feita em quarta marcha, e em formato de U, pode ser feita dosando a aceleração.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

A quinta curva, por sua vez, tem o mesmo formato de U, mas é mais aguda. Entrar nela em segunda marcha é necessário, mas com atenção para a retomada o mais rápido possível.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

A curva 6, que pode ser feita acelerando, é realizada em sexta marcha, mas já olhando de longe a próxima curva. Ou seja, termine a curva já posicionando seu carro para a próxima curva, preparando para a freada.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

A curva 7 faz S com a oitava, então atenção para entrar nela do jeito certo, para aproveitar o traçado da próxima.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

A curva 8 é feita já com a retomada, para uma pequena reta, que pode ser usada para encher o pé.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

A curva 9 é a que liga a pista a zona de DRS. Apesar de aberta, ela exige atenção do piloto. Pois, antes, é bom, para quem ainda está aprendendo a jogar, soltar o acelerador só um pouco antes de entrar na curva, a fim de não sair da pista. Se ainda assim tiver receio, uma pequena frenagem também pode ser útil. Faça-a em sexta marcha e aproveite a reta para acelerar.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

Reta acelerada, hora de uma curva mais fechada, a 10. Repare, no traçado da imagem, que o ideal é fazê-la aberta, em segunda marcha, já posicionando o carro para a próxima curva.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

Pois a curva 11 está bem próxima, e liga para mais uma curva. Sim, esta parte é bem exigente e pede bom domínio do carro para o jogador. Faça a curva já posicionando para a próxima. Um cuidado nesta parte é na atenção. Como as curvas são muito próximas umas das outras, perder o controle aqui é quase normal para quem não está acostumado. Novatos devem usar e abusar do rewind para pegar o jeito aqui, ou usar os recursos de apoio até pegarem o jeito.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

Mais um U. A curva 12 pode ser feita em terceira marcha. Sempre dando aquela acelerada na medida certa para manter velocidade, mas sem exagerar e sair do traçado.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

Estamos chegando ao final do circuito na curva 13. Fechada, ela nos prepara para a chicane que vem a seguir. Terceira marcha nela, já pronto para engatar para a segunda logo em seguida.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

As curvas 14 e 15 fazem a chicane que Russell acredita que precisa ser removida para que as corridas na Espanha tenham mais emoção, por acreditar que as curvas rápidas que existiam ali antes das chicanes forneçam um novo ponto de ultrapassagem.

Mas enquanto elas seguem onde estão, hora de fazê-las, acertando o traçado na primeira curva, para reacelerar bem na segunda.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha
F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

E, enfim, a última curva, que nos leva para a reta final e deve ser feita já com o pé embaixo, e acelerando o máximo possível. Você termina o circuito da Catalunha e poderá aproveitar uma das pistas mais velozes da Fórmula 1.

F1 2020 - Acelerando pela pista da Catalunha, no GP da Espanha

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais