F1 2020 – Conheça o traçado do GP do Bahrein, local da estreia da temporada 2021
A temporada 2021 da Fórmula 1 enfim, começou. Com muitas novidades, inclusive para nós brasileiros. Afinal, após 40 anos de transmissões ininterruptas, a Rede Globo deixa de transmitir as corridas, que agora serão exibidas na Bandeirantes. Além disso, a F1TV chegou oficialmente ao Brasil, com planos para quem quer acompanhar as corridas de maneira mais completa, além de F2 e F3.
Nas pistas, a pré-temporada, embora historicamente não seja o melhor termômetro para conferir desempenhos de carros e pilotos, deu pra perceber ascensão de equipes como McLaren e Red Bull, enquanto a Mercedes mostrou problemas. Estreias de Mick Schumacher, Nikita Mazepin e Yuki Tsunoda, algumas mudanças de carros como Vettel indo para a nova Aston Martin, e expectativas por desempenhos melhores de Williams e Haas estão entre alguns elementos desta temporada, que ainda conta com Hamilton favorito absoluto para aumentar ainda mais seus recordes, enquanto luta pelo seu oitavo título mundial.
No mundo dos games há também um cenário de incertezas, afinal, a EA comprou a Codemasters, o que gera dúvidas sobre o que será dos games oficiais da F1, assim como seu torneio de ESports, agora que terá um novo modelo de negócios, que pode afetar de alguma forma o desenvolvimento, e distribuição do game. Mas vale lembrar que entre 2000 e 2003, a EA Sports publicou games oficiais da Fórmula 1, então algum know-how há.
Mas o que todos querem saber mesmo, além destas questões, é de velocidade. E tanto na pista quanto nos games, ela está garantida. Para 2021, vamos seguir explorando as pistas de F1 2020, enquanto o F1 2021 não chega, fazendo a substituição no momento adequado.
Vamos, assim, conhecer hoje a pista do Bahrein. Suas curvas, com dicas úteis para quem quer dominar o circuito. São 15 curvas, 4 retas e 3 zonas de DRS que exigem boa atenção do jogador, por misturar curvas fechadas com zonas de aceleração plena.
Conhecendo o circuito do Bahrein
A primeira curva, logo após a reta final, exige muita atenção. Afinal, você estará com o pé fundo, na velocidade máxima. Diminua a velocidade até a segunda marcha, para contornar a curva e já se preparar para a curva 2.
A segunda curva, logo em seguida, já te direciona para a primeira zona de DRS da pista, e continua o “S” concluído pela curva 3. Aqui, apesar da retomada da aceleração, atenção para não acelerar mais do que o devido ou você sai da pista.
A terceira curva, mais veloz, te entrega na zona de DRS. Se você fez a curva anterior corretamente, já pode fazer esta retomando a velocidade e aproveitando a primeira das três retas do circuito.
A quarta curva, mais fechada, termina esta reta. Ela conecta a pista a uma parte mais técnica, então cuidado ao fazê-la. É uma das curvas mais importantes para fazer corretamente, e não perder tempo demais no circuito.
A quinta curva termina o primeiro setor da pista, e também exige atenção pois, quem acelera demais aqui sem prestar atenção no traçado, pode se atrapalhar um pouco.
A curva 6 inicia mais um S que pode ser feito com velocidade moderada, mas com atenção no traçado pois a segunda reta está quase chegando.
A curva 7 termina o S e, se você tudo certo, vai aproveitar uma importante zona de aceleração, mas já prestando atenção na curva 8, que é bem fechada.
A curva 8 dá início na parte mais lenta do circuito, pois é uma curva bem fechada, que exige bom posicionamento do carro, e é bom fazê-la mais aberta, chegando, claro à segunda marcha para fazê-la da melhor maneira.
A nona curva merece muita atenção pois ela chega “de repente”. Uma acelerada a mais e você sai da pista. Então já faça a curva anterior posicionando seu carro de forma que ele possa ficar mais aberto na pista, para entrar na próxima curva da maneira certa.
A décima curva é a mais lenta do curcuito. É muito importante começar a curva anterior do jeito certo, para seguir o traçado. Você precisa fazer a curva anterior aberto, para entrar fechado nesta, para poder retomar a reta e aproveitar a segunda zona de DRS.
Como toda pista veloz, áreas de pé fundo exigem atenção na próxima curva. E a curva 11 não é diferente. ela é bem aberta, mas não faça ela com o pé no chão ou você sai da pista. É acelerar na medida certa e seguir em frente.
Já a curva 12 pode ser feita com o pé no chão. Mas para não errar, use e abuse da zebra, colocando o volante para a para a direita o máximo possível, para obter o melhor traçado.
A décima terceira curva, que pode ser feita fechada, leva o piloto para a terceira reta. Nela não há DRS, mas ainda assim é feita com o pé fundo, para obter a velocidade máxima possível.
Terminada a reta, hora de concluir a pista. Com a curva 14 que é mais fechada e conecta diretamente na curva 15.
Para, enfim, chegar na curva final, que já pode ser feita com velocidade máxima e levando para a reta final, onde há a terceira e última zona de DRS do circuito.
Veja a volta completa, em uma Alpha Tauri, com as configurações feitas anteriormente aqui:
E aí, curtiu as dicas? Agora é a sua hora de jogar o game, e curtir a pista do Bahrein. O bacana do F1 2020 é que cada modo de jogo, apesar de mostrar as mesmas pistas, trazem maneiras de pilotar diferentes, seja pelo carro que você está, que pode ser os da F1 2020, F1 2019, os da F2, os clássicos ou o carro do modo carreira, ou pelo modo que envolve corridas ou tomadas de tempo, além dos modos online. Daí, a importância de conhecer o circuito.
E se você não viu o nosso review do F1 2020, dá só uma olhada no que te espera a última versão do game.